16/09/2021

Embrapa cria curativo com composto bioativo do açafrão

Com informações da Fapesp e Embrapa
Embrapa cria curativo com composto bioativo do açafrão
Material com biotecnologia e nanotecnologia possibilita a liberação lenta do princípio ativo medicinal e poderá ser usado para tratar queimaduras, úlceras e outras afecções cutâneas.
[Imagem: Paulo A. M. Chagas et al. - 10.1016/j.reactfunctpolym.2021.104889]

Curativo de açafrão

Pesquisadores da Embrapa desenvolveram um curativo cutâneo multifuncional para tratamento de feridas utilizando nanotecnologia e biotecnologia.

O elemento central do curativo é a curcumina, uma substância com ação medicinal extraída do açafrão-da-terra.

Já a nanotecnologia permite a liberação controlada do princípio ativo, para que o curativo faça seu trabalho por mais tempo.

Embora apresente várias propriedades medicinais - atividade bactericida, antioxidante e anti-inflamatória - a curcumina é de difícil aplicação devido à sua baixa solubilidade e fácil degradação na presença de luz.

Para vencer essas barreiras, os pesquisadores criaram um nanomaterial baseado em membranas poliméricas de duas camadas, compostas por fibras eletrofiadas de poliácido láctico e de borracha natural.

O resultado abre caminho para ampliar o uso de curativos multifuncionais e com liberação lenta dos compostos bioativos, para o tratamento de queimaduras ou úlceras, por exemplo.

Efeito por 10 dias

Em ensaios de laboratório, o curativo evitou a penetração de bactérias por dez dias e demonstrou forte ação contra a Staphylococcus aureus, bactéria geralmente presente em feridas cutâneas e associada a infecções de pele.

O curativo pode ser disponibilizado como mantas de nanofibras, em diversos formatos, apropriado à aplicação em ferimentos cutâneos. Ao mesmo tempo em que protege as lesões de ações externas, como exposição à luz solar e contaminação, o curativo também diminui a infecção por bactérias.

Um pedido de patente já foi depositado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O próximo passo será firmar parcerias com indústrias interessadas em avançar no desenvolvimento do produto e realizar testes em escala para entrada no mercado.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Bilayered electrospun membranes composed of poly(lactic-acid)/natural rubber: A strategy against curcumin photodegradation for wound dressing application
Autores: Paulo A.M. Chagas, Rodrigo Schneider, Danilo M. dos Santos, Adriano J.G. Otuka, Cleber R. Mendonça, Daniel S. Correa
Publicação: Reactive and Functional Polymers
Vol.: 163, 104889
DOI: 10.1016/j.reactfunctpolym.2021.104889
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos Naturais

Plantas Medicinais

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.