Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

28/11/2014

Endoscopia ganha visão panorâmica

Redação do Diário da Saúde
Endoscópio panorâmico
No endoscópio panorâmico, o programa gera uma perspectiva em 360º a partir das imagens da parede interna da bexiga capturadas por uma câmera endoscópica. Como opção, o programa também pode descrever o caminho que o médico fez usando o aparelho (linha cinza). [Imagem: Fraunhofer IIS]

Endoscópio panorâmico

Seja em uma cirurgia ou em um exame, sempre que os médicos usam um endoscópio tudo o que eles enxergam é um vislumbre de uma seção pequena do órgão - a imagem que eles veem é mais ou menos como alguém olhando através de um buraco de fechadura.

Agora a porta está se abrindo, ampliando a visualização a ponto de dar ao médico uma imagem panorâmica do interior do órgão.

A tecnologia é chamada "Endorama", um programa de computador que junta todas as imagens capturadas para gerar uma paisagem em 360 graus.

Com isto, o médico poderá olhar para toda a área de uma vez só, identificando mais facilmente, por comparação, seções que apresentem anormalidades. E, além disso, o programa não deixa que partes do órgão fiquem sem serem examinadas.

Isto porque o software insere cada imagem que a câmera está capturando a cada momento no panorama mais geral. A imagem mais recente é sempre mostrada no centro da tela. Se o computador mostra algum "buraco" no panorama, o médico sabe que ainda não examinou aquele local.

Câmera de endoscópio

A câmera do endoscópio captura cerca de 25 imagens por segundo, o equivalente a uma filmagem, mas as imagens se sobrepõem umas às outras. O software procura características distintivas em cada imagem e, com base nas estruturas que identifica, compila todas em uma imagem global completa.

O Endorama já passou por testes iniciais na bexiga, e estão sendo aprimoradas versões para as cavidades nasais, cavidade abdominal, intestino e laringe.

Segundo a equipe do Instituto Fraunhofer de Circuitos Integrados (Alemanha), o programa poderá estar disponível no mercado dentro de dois ou três anos.


Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Exames

Softwares

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?