24/01/2023

Envelhecimento pode ser revertido com epigenética, dizem cientistas

Redação do Diário da Saúde
Epigenética faz parte do envelhecimento, que pode ser revertido, dizem cientistas
A epigenética pode ser mais importante para o envelhecimento do que as tradicionais mutações no DNA.
[Imagem: Jae-Hyun Yang et al. - 10.1016/j.cell.2022.12.027]

Além das mutações

Um estudo internacional que já durou 13 anos - ele continua em andamento - demonstrou pela primeira vez que a degradação na forma como o DNA é organizado e regulado pode levar ao envelhecimento de um organismo, independentemente de alterações no código genético propriamente dito.

Toda a genética - dos estudos de evolução biológica à hereditariedade e aos genes causadores de doenças - foi construída com base no que acontece com as moléculas de DNA.

Mais recentemente, porém, descobriu-se que pode haver hereditariedade sem DNA, o que acontece por meio da epigenética, um conjunto de mecanismos que os organismos vivos têm para controlar quais genes são ativados ou desativados, e quando isso deve acontecer - hoje sabemos que herdamos muito mais do que genes, que a defesa imunológica passa dos pais para os filhos, que nem tudo o que herdamos dos nossos pais vem via DNA e muito mais.

Agora, os cientistas descobriram como uma falha na informação epigenética fez com que os camundongos envelhecessem prematuramente; e, mais importante, como a restauração da integridade das marcas do epigenoma que causaram essa falha pode reverter esses sinais de envelhecimento.

"Nós acreditamos que o nosso é o primeiro estudo a mostrar a mudança epigenética como principal fator de envelhecimento em mamíferos," disse o Dr. David Sinclair, da Escola de Medicina de Harvard (EUA).

Epigenética como causa do envelhecimento

A extensa série de experimentos feitos pela equipe forneceu a tão esperada confirmação de que as alterações no DNA não são a única - e nem mesmo a principal - causa do envelhecimento. Em vez disso, as descobertas mostram que mudanças químicas e estruturais na cromatina - o complexo de DNA e proteínas que forma os cromossomos - fomentam o envelhecimento sem alterar o próprio código genético.

Como é mais fácil manipular as moléculas que controlam os processos epigenéticos do que reverter as mutações do DNA, a descoberta aponta para novos caminhos que se concentrem na epigenética - em vez de na genética - para prevenir ou tratar danos relacionados à idade.

"Nós esperamos que estas descobertas transformem a maneira como vemos o processo de envelhecimento e a maneira como abordamos o tratamento de doenças associadas ao envelhecimento," disse o professor Jae-Hyun Yang, membro da equipe.

Antes disso, porém, será necessário replicar os resultados em mamíferos maiores e, posteriormente, em humanos - estudos em primatas não humanos já estão em andamento.

"Esperamos que esses resultados sejam vistos como um ponto de virada em nossa capacidade de controlar o envelhecimento," disse Sinclair. "Este é o primeiro estudo que mostra que podemos ter um controle preciso da idade biológica de um animal complexo; que podemos impulsioná-lo para frente e para trás à vontade."

Epigenética faz parte do envelhecimento, que pode ser revertido, dizem cientistas
Nenhum tratamento anti-envelhecimento desenvolvido até hoje produziu resultados.
[Imagem: Tri Le/Pixabay]

O que causa o envelhecimento

Talvez a questão central para os cientistas e médicos que estudam o envelhecimento seja o que causa o envelhecimento. Afinal, nossas células têm mecanismos de autoconserto e de eliminação das que não podem ser consertadas.

Durante décadas, a teoria mais aceita pelos cientistas é a de que o envelhecimento surge de um acúmulo de alterações no DNA, principalmente mutações genéticas, que ao longo do tempo impedem que mais e mais genes funcionem adequadamente. Essas disfunções, por sua vez, fariam com que as células percam sua identidade, de modo que tecidos e órgãos se decomponham, levando a doenças e, por fim, à morte.

Nos últimos anos, no entanto, os estudos têm sugerido cada vez mais que há muito mais capítulos nessa história.

Por exemplo, pesquisadores descobriram que muitas cobaias e seres humanos com altas taxas de mutação não apresentam sinais de envelhecimento prematuro. Outros observaram que muitos tipos de células envelhecidas têm poucas ou nenhuma mutação.

Os pesquisadores começaram então a se perguntar o que mais funciona em conjunto com as mudanças no DNA - ou no lugar delas - para causar o envelhecimento. A lista de possíveis responsáveis tem crescido, entre eles as mudanças epigenéticas.

A equipe afirma esperar que suas descobertas inspirem outros cientistas a estudar como controlar o envelhecimento para prevenir e eliminar doenças e condições relacionadas à idade em humanos, como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, neurodegeneração e fragilidade.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Loss of epigenetic information as a cause of mammalian aging
Autores: Jae-Hyun Yang, Motoshi Hayano, Patrick T. Griffin, João A. Amorim, Michael S. Bonkowski, John K. Apostolides, Elias L. Salfati, Marco Blanchette, Elizabeth M. Munding, Mital Bhakta, Yap Ching Chew, Wei Guo, Xiaojing Yang, Sun Maybury-Lewis, Xiao Tian, Jaime M. Ross, Giuseppe Coppotelli, Margarita V. Meer, Ryan Rogers-Hammond, Daniel L. Vera, Yuancheng Ryan Lu, Jeffrey W. Pippin, Michael L. Creswell, Zhixun Dou, Caiyue Xu, Sarah J. Mitchell, Abhirup Das, Brendan L. O’Connell, Sachin Thakur, Alice E. Kane, Qiao Su, Yasuaki Mohri, Emi K. Nishimura, Laura Schaevitz, Neha Garg, Ana-Maria Balta, Meghan A. Rego, Meredith Gregory-Ksander, Tatjana C. Jakobs, Lei Zhong, Hiroko Wakimoto, Jihad El Andari, Dirk Grimm, Raul Mostoslavsky, Amy J. Wagers, Kazuo Tsubota, Stephen J. Bonasera, Carlos M. Palmeira, Jonathan G. Seidman, Christine E. Seidman, Norman S. Wolf, Jill A. Kreiling, John M. Sedivy, George F. Murphy, Richard E. Green, Benjamin A. Garcia, Shelley L. Berger, Philipp Oberdoerffer, Stuart J. Shankland, Vadim N. Gladyshev, Bruce R. Ksander, Andreas R. Pfenning, Luis A. Rajman, David A. Sinclair
Publicação: Cell
DOI: 10.1016/j.cell.2022.12.027
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Rejuvenescimento

Genética

Qualidade de Vida

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.