29/05/2023

Estrutura de um fago é capturada pela primeira vez

Redação do Diário da Saúde
Estrutura de um fago é capturada pela primeira vez
Primeira imagem da estrutura de um fago filamentoso.
[Imagem: Rebecca Conners et al. - 10.1038/s41467-023-37915-w]

Imagem de um fato

Os fagos são vírus que infectam bactérias, o que permite que eles sejam explorados como ferramentas em biotecnologia e medicina, até mesmo para destruir tumores.

Agora, pela primeira vez, cientistas conseguiram mapear a aparência de uma forma comumente usada de fago, o que ajudará a projetar melhores usos para ele.

Um uso comum para os fagos é a chamada exibição de fagos, que é uma ferramenta útil na descoberta de medicamentos. A exibição de fagos funciona ligando um fragmento de gene de interesse a um gene de fago que produz uma das proteínas de revestimento do vírus. A nova proteína de revestimento com a proteína ligada de interesse aparece na superfície do fago, onde ela pode ser avaliada e testada quanto à sua atividade biológica.

Só que existem bilhões de tipos de fagos. E a exibição de fagos geralmente usa um tipo de fago conhecido como filamentoso - ele é longo e fino -, tornando possível a exibição de muitas proteínas em toda a sua superfície. Embora essa técnica tenha-se mostrado bem-sucedida, até agora os cientistas não sabiam direito como é esse tipo de fago, o que dificultava os experimentos, com muitas tentativas e erros.

Foi isto que foi feito agora pela primeira vez, a geração de uma espécie de "fotografia molecular" da estrutura de um fago filamentoso.

Estrutura de um fago é capturada pela primeira vez
"Até agora não tínhamos uma imagem completa de como são os fagos filamentosos."
[Imagem: Rebecca Conners et al. - 10.1038/s41467-023-37915-w]

Fagos filamentosos

Como os fagos filamentosos são muito longos, os cientistas não tinham conseguido até agora capturar uma imagem de sua totalidade. Para obter a imagem do fago, os pesquisadores criaram versões menores, cerca de 10 vezes mais curtas, que se parecem com nanobastões retos, em vez de filamentos emaranhados semelhantes a espaguete.

Esta miniversão era pequena o suficiente para ser visualizada em sua totalidade usando microscopia crioeletrônica de alta resolução. Bastou então unir as diversas imagens e compor a imagem do fago filamentoso completo.

"Os fagos fazem parte de uma área de pesquisa muito empolgante e crescente, com uma variedade de aplicações atuais e potenciais. No entanto, até agora, não tínhamos uma imagem completa de como são os fagos filamentosos. Agora fornecemos a primeira visão, e entender isso nos ajudará a melhorar as aplicações de fagos no futuro," disse a Dra Vicki Gold, da Universidade de Exeter (Reino Unido).

Checagem com artigo científico:

Artigo: Cryo-electron microscopy of the f1 filamentous phage reveals insights into viral infection and assembly
Autores: Rebecca Conners, Rayén Ignacia León-Quezada, Mathew McLaren, Nicholas J. Bennett, Bertram Daum, Jasna Rakonjac, Vicki A. M. Gold
Publicação: Nature Communications
Vol.: 14, Article number: 2724
DOI: 10.1038/s41467-023-37915-w
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vírus

Bactérias

Biotecnologia

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.