28/10/2022

Nova esperança de um exame de sangue para diagnosticar Alzheimer

Redação do Diário da Saúde
Nova esperança de um exame de sangue para diagnosticar Alzheimer
A tecnologia funcionou em camundongos, e agora está sendo testada em humanos.
[Imagem: Kohei Yuyama]

Exame para diagnosticar Alzheimer

Pesquisadores japoneses desenvolveram um método para detectar o acúmulo de beta-amiloide no cérebro a partir de um exame de sangue simples, trazendo uma nova esperança de uma técnica objetiva de diagnóstico da doença.

Apesar de o acúmulo de beta-amiloide no cérebro não ser mais considerado a "causa do Alzheimer", a aglomeração dessa proteína na forma de placas acompanha a doença, podendo ser um indicador do seu avanço.

A grande dificuldade é que, hoje, essas placas de beta-amiloide só podem ser detectadas em exames post-mortem.

Agora, uma equipe de cientistas das universidades de Hokkaido e Toppan desenvolveram um biossensor capaz de detectar no sangue exossomas que se ligam à beta-amiloide, cuja concentração no sangue aumenta à medida que a beta-amiloide se acumula no cérebro - exossomas são vesículas minúsculas, menores do que células, encontradas nas secreções corporais.

Quando testado em modelos animais, o exame mostrou que a concentração de exossomos de ligação da beta-amiloide aumenta com a idade das cobaias. Isso é significativo, uma vez que eram cobaias modelo da doença de Alzheimer, nos quais a beta-amiloide se acumula no cérebro com a idade.

O exame conseguiu quantificar a concentração de exossomas associados à beta-amiloide em apenas 100 microlitros de sangue.

O biossensor captura moléculas e partículas em uma amostra, uma a uma, inserindo-as em um milhão de poços microscópicos, escavados em um biochip. A presença dos exossomas associados à beta-amiloide é denunciada por sinais fluorescentes emitidos a partir desses micropoços.

Ensaios clínicos da tecnologia já estão atualmente em andamento em seres humanos. Hoje não existe nenhum método objetivo de diagnóstico da doença de Alzheimer.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Immuno-digital invasive cleavage assay for analyzing Alzheimer’s amyloid ß-bound extracellular vesicles
Autores: Kohei Yuyama, Hui Sun, Yasuyuki Igarashi, Kenji Monde, Takumi Hirase, Masato Nakayama, Yoichi Makino
Publicação: Alzheimer's Research & Therapy.
DOI: 10.1186/s13195-022-01073-w
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Exames

Neurociências

Cérebro

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.