31/10/2023

Existem ainda mais razões para ingerir fibras

Redação do Diário da Saúde

Múltiplos efeitos das fibras

Os profissionais de saúde sempre elogiaram os benefícios das fibras insolúveis para a regularidade intestinal e a saúde em geral, tornando esta uma recomendação geral unânime entre médicos e nutricionistas.

Mas parece que há ainda mais razões pelas quais devemos priorizar as fibras em nossas dietas regulares.

Cientistas acabam de descobrir que cada fonte vegetal de fibra insolúvel contém bioativos únicos - compostos que têm sido associados a uma menor incidência de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes tipo 2. Em outras palavras, há benefícios adicionais gerados pela ingestão das fibras, além dos efeitos gerados diretamente pelas próprias fibras.

"A fibra é um marcador de saúde incluído nas nossas orientações dietéticas e encontrada nos rótulos dos produtos, mas a nossa pesquisa indica que precisamos garantir que os outros componentes valiosos das fontes vegetais que contêm fibras - os bioativos - também sejam reconhecidos como proporcionando benefícios valiosos para a saúde humana," disse a Dra Joanne Slavin, da Universidade de Minnesota (EUA).

A pesquisa revelou o seguinte:

  • Uma variedade de alimentos vegetais, incluindo frutas, folhas, legumes, nozes, sementes e grãos integrais contêm fibra alimentar insolúvel, e cada fonte contém bioativos únicos que reforçam a saúde de diferentes maneiras.
  • Bioativos desejáveis como quercetina, resveratrol, catequinas, antocianinas, luteína, licopeno e beta-caroteno foram encontrados em uma variedade de alimentos vegetais que também contêm fibras alimentares insolúveis.
  • Fontes vegetais com bioativos e fibra alimentar insolúvel podem ser usadas para fortificar alimentos processados e aumentar seu valor nutricional. Os subprodutos da produção de alimentos, como cascas, cascas, polpa ou bagaço, são geralmente ricos em fibras e bioativos e, portanto, oferecem um valor nutricional único proveniente de fontes sustentáveis.

"A coleção de literatura científica que revisamos e os resultados desta pesquisa podem servir como uma mudança de paradigma na forma como as indústrias de alimentos e saúde, bem como os consumidores, veem as fibras alimentares insolúveis e os bioativos," disse a pesquisadora Madeline Timm. "A pesquisa contínua e a ampla inclusão de bioativos em alimentos e suplementos podem ter um impacto real na saúde humana."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Beyond Insoluble Dietary Fiber: Bioactive Compounds in Plant Foods
Autores: Madeline Timm, Lisa C. Offringa, B. Jan-Willem Van Klinken, Joanne Slavin
Publicação: Nutrients
Vol.: 15(19), 4138
DOI: 10.3390/nu15194138
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Dietas e Emagrecimento

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.