06/11/2023

Gratidão faz bem ao coração e reduz risco de infarto

Redação do Diário da Saúde

Gratidão e coração

A gratidão pode atenuar as consequências fisiológicas negativas do estresse e melhorar a saúde cardiovascular.

De fato, quanto maior é a predisposição para apreciar o que há de bom no mundo, menor é a probabilidade de sofrer infarto agudo do miocárdio, também conhecido como ataque cardíaco, confirmou um novo estudo.

A gratidão, enquanto traço de personalidade, é entendida como a predisposição para notar e valorizar o que há de bom no mundo e tem sido identificada como uma área de intervenção potencialmente útil e de baixo custo.

Vários estudos já haviam mostrado que a gratidão protege o coração. Sendo uma construção psicológica positiva - como o otimismo, um propósito na vida e os pensamentos positivos -, a gratidão pode desempenhar um papel importante na saúde cardiovascular e na modulação da resposta cardiovascular ao estresse agudo.

No âmbito de um estudo longitudinal apoiado pela Fundação BIAL, de Portugal, Brian Leavy e seus colegas avaliaram agora a relação entre o traço de gratidão e o infarto agudo do miocárdio em uma amostra de 912 participantes, de 35 a 86 anos, em que 32,9% sofriam de hipertensão e 9,6% de diabetes. Os participantes foram acompanhados por um período médio de 6,7 anos.

Reatividade cardíaca

Os dados confirmam uma ligação entre a gratidão e a reatividade cardiovascular, que pode ser um mecanismo através do qual a gratidão contribui para a redução do risco de infarto do miocárdio.

Um traço de gratidão mais elevado foi associado a uma menor probabilidade de sofrer um infarto agudo do miocárdio 6,7 anos mais tarde, através de alterações na reatividade da frequência cardíaca, mesmo quando controlada a idade, sexo, índice de massa corporal (IMC), escolaridade, tensão arterial elevada e diabetes.

"Os resultados obtidos forneceram-nos mais provas de que as emoções positivas, como a gratidão, estão associadas a melhores resultados em termos de saúde, particularmente na promoção da saúde cardiovascular," disse Leavy.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Heart rate reactivity mediates the relationship between trait gratitude and acute myocardial infarction
Autores: Brian Leavy, Brenda H. O'Connell, Deirdre O'Shea
Publicação: Biological Psychology
Vol.: 183, 108663
DOI: 10.1016/j.biopsycho.2023.108663
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sentimentos

Emoções

Coração

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.