01/04/2009

Gratidão é essencial para a felicidade, e os homens não se saem muito bem

Redação do Diário da Saúde
Gratidão é essencial para a felicidade, e os homens não se saem muito bem

[Imagem: Nils Fretwurst/Wikimedia Commons]

Gratidão é o caminho para a felicidade

Dia das Mães, Dia dos Pais, Dias dos Namorados - qualquer que seja a data especial na qual você se sinta homenageado, cuide para ficar agradecido pelas homenagens e pelos presentes.

A gratidão é a melhor forma para alcançar a felicidade, segundo uma série de pesquisas coordenadas pelo Dr. Todd Kashdan, da Universidade George Mason (Estados Unidos).

A gratidão, a emoção de agradecimento e alegria em resposta ao recebimento de um presente, é um dos ingredientes fundamentais para viver uma boa vida, afirma Kashdan.

Homens têm problema com a gratidão

Sua pesquisa mais recente, publicada no Journal of Personality, revela que, quando se trata de alcançar o bem-estar, o gênero desempenha um papel fundamental: Os homens são muito menos propensos a sentir e expressar gratidão do que as mulheres.

"Estudos anteriores sobre a gratidão sugeriam que poderia haver uma diferença entre os gêneros, por isso nós quisemos explorar isso um pouco mais e descobrir por quê. Mesmo que seja um efeito pequeno, ele pode fazer uma enorme diferença no longo prazo," diz o pesquisador.

Ele descobriu que as mulheres sentem menos aflição e menos comprometimento do que os homens quando recebem um presente. Além disso, a pesquisa demonstrou que homens mais velhos sentem mais emoções negativas quando um outro homem lhes dá um presente.

Escondendo as emoções

"A forma como nos socializamos quando crianças afeta o que nós faremos com nossas emoções quando adultos. Como geralmente se diz aos meninos para controlar e disfarçar suas emoções, isto se torna um fator limitador em seu bem-estar quando adultos," diz Kashdan.

O pesquisador afirma que se tiver que listar três elementos que são essenciais para gerar felicidade e dar sentido à vida estes seriam relacionamentos significantes, gratidão e viver no momento presente com uma atitude de abertura e curiosidade.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sentimentos

Emoções

Relacionamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.