Todos os sentimentos se manifestam em sensações corporais

Todos os sentimentos se manifestam em sensações corporais
Mapeamento corporal dos sentimentos. Todos os sentimentos estão associados com "digitais" corporais bem demarcadas.
[Imagem: Lauri Nummenmaa]

Sentimentos embasados no corpo

Os humanos experimentam constantemente um fluxo de sentimentos, só interrompidos durante o sono ou uma inconsciência profunda.

Pesquisadores finlandeses acreditam ter mapeado todos esses sentimentos subjetivos em cinco categorias principais: emoções positivas, emoções negativas, funções cognitivas, estados somáticos e doenças.

A grande novidade é que eles foram além do subjetivo, demonstrando que todas essas sensações são acompanhadas de fortes sensações corporais bem demarcadas.

"Estes resultados mostram que as sensações conscientes provêm do feedback corporal. Embora a consciência surja devido à função cerebral e nós experienciemos que nossa consciência está 'abrigada' no cérebro, o feedback corporal contribui significativamente para uma ampla variedade de sentimentos subjetivos," ressalta Lauri Nummenmaa, da Universidade de Turku, que fez o mapeamento das emoções juntamente com colegas das universidades de Tampere e Aalto.

Do corporal ao subjetivo

Os voluntários primeiro avaliaram um total de 100 estados de sentimentos e sensações em termos de quanto eles são experimentados no corpo e na mente, seu nível de intensidade emocional e se são controláveis. Em seguida, eles avaliaram o quanto os sentimentos são semelhantes uns em relação aos outros e onde no corpo eles são sentidos.

Segundo os dados, as emoções colorem vividamente todos os nossos sentimentos como agradáveis ou desagradáveis.

"O bem-estar subjetivo é um importante determinante da nossa prosperidade, e a dor e as emoções negativas estão intimamente ligadas a múltiplas doenças somáticas e psicológicas. Nossos resultados ajudam a entender como as doenças e estados corporais em geral influenciam nosso bem-estar subjetivo. Igualmente importante, demonstram a forte 'incorporação' [fundamentação no corpo] de estados cognitivos e emocionais," disse Nummenmaa.


Ver mais notícias sobre os temas:

Emoções

Sentimentos

Cuidados com a Pele

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2018 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.