Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

31/05/2013

Motoristas de carros têm poucas chances em acidentes com SUVs

Redação do Diário da Saúde

Muitos consumidores que estão comprando um carro novo dão atenção aos itens de segurança como um indicador de como o carro poderá protegê-los na eventualidade de um acidente.

Infelizmente, parece que não é possível se tranquilizar somente com o que o seu carro lhe oferece, sobretudo em ruas e estradas cada vez mais repletas de SUVs, ou utilitários esportivos.

Um estudo realizado por médicos da Universidade de Buffalo (EUA) mostra que não é à toa que os SUVs são geralmente chamados de "tanques" na "guerra" diária do trânsito.

Como são muito maiores e mais pesados, os itens de segurança do seu carro vão importar muito pouco caso você tenha a infelicidade de ser colhido por um deles.

"Quando dois veículos se envolvem em um acidente, a esmagadora maioria das mortes ocorre no menor e mais leve dos dois veículos," diz Dietrich Jehle, professor de medicina de emergência e principal autor do estudo.

"Em colisões frontais, os SUVs tendem a passar por cima dos veículos de passageiros devido à incompatibilidade da altura dos pára-choques, esmagando os ocupantes dos passageiros do carro," explica ele.

Em colisões frontais entre veículos de passageiros e veículos utilitários esportivos, os pesquisadores verificaram que os motoristas dos carros de passageiros têm quase 10 vezes mais chances de morrer se o SUV envolvido tiver uma melhor classificação em segurança contra acidentes.

Os motoristas dos carros de passageiros têm mais de quatro vezes mais probabilidades de morrer mesmo se o seu carro tiver uma melhor classificação em segurança contra acidentes do que o SUV.


Ver mais notícias sobre os temas:

Acidentes

Prevenção

Atendimento Médico-Hospitalar

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?