25/05/2023

Nossas crenças alteram nossa percepção do mundo

Redação do Diário da Saúde
Nossas crenças alteram nossa percepção do mundo
Os pesquisadores usaram até experimentos envolvendo dor para testar os efeitos.
[Imagem: Marius Markmann et al. - 10.1038/s41598-023-33108-z]

Percepção altera fisiologia

Será que todos vemos o mundo da mesma maneira? Mesmo o senso comum nos diz que não, e agora um experimento envolvendo hipnose prova que certamente não.

Marius Markmann e colegas da Universidade Ruhr Bochum (Alemanha) usaram hipnose profissional para fazer com que os voluntários acreditassem que seus dedos tinham tamanhos diferentes do real.

Quando os voluntários foram levados a crer que seu dedo indicador era cinco vezes maior do que realmente era, seu tato melhorou de acordo com esse acréscimo imaginado. E, quando os participantes sinalizaram que haviam entendido a sugestão hipnótica oposta, de que seu dedo indicador era cinco vezes menor do que realmente era, seu sentido do tato se deteriorou na mesma medida.

Isso mostra que nossa percepção tátil é afetada e pode ser alterada por nossos processos mentais, levando os cientistas a acreditarem que o mesmo efeito pode ser mais amplo e se aplicar a outras áreas.

"Os limiares de discriminação [tátil] não diferiram quando medidos durante a consciência normal e a hipnose sem sugestão. Isso dá suporte à nossa suposição preliminar de que a hipnose sozinha não produz essas mudanças," disse o professor Martin Tegenthoff. "No entanto, se as crenças são induzidas como sugestões sob hipnose, observamos uma mudança sistemática no limiar de discriminação tátil."

Crenças mudam percepção

Quando a pessoa imaginou que seu dedo indicador era cinco vezes maior do que realmente era, seu limiar de discriminação melhorou; quando a sugestão era que seu dedo indicador era cinco vezes menor, o limiar de discriminação piorou.

Os resultados comportamentais foram apoiados por registros paralelos de atividade cerebral, como eletroencefalograma espontâneo e potenciais evocados sensoriais.

Isso significa que são as crenças que mudam a percepção, apoiando saberes filosóficos e espiritualistas milenares que afirmam que vemos o mundo de acordo com o que há em nosso íntimo, ou, dito de outro modo, que nossas crenças alteram nossa percepção do mundo.

Contudo, a comunidade científica continua dividida sobre a questão de saber se os processos perceptivos podem ou não ser influenciados apenas pelo conteúdo semântico - os especialistas referem-se a isso como a questão da penetrabilidade cognitiva da percepção.

"Nosso estudo fornece outro bloco de construção que sustenta a ideia de que tais influências de cima para baixo de crenças na percepção realmente existem," enfatizou Hubert Dinse, membro da equipe. "As crenças que temos realmente mudam a forma como experimentamos o mundo."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Hypnotic suggestions cognitively penetrate tactile perception through top-down modulation of semantic contents
Autores: Marius Markmann, Melanie Lenz, Oliver Hoffken, Agne Steponaviciut, Martin Brüne, Martin Tegenthoff, Hubert R. Dinse, Albert Newen
Publicação: Nature Scientific Reports
Vol.: 13, Article number: 6578
DOI: 10.1038/s41598-023-33108-z
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Mente

Cérebro

Neurociências

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.