18/11/2022

Religião não é fator que mais influencia rejeição da teoria evolutiva nas escolas

Com informações da Agência Fapesp
Religião não é fator que mais influencia rejeição da teoria evolutiva nas escolas
A pesquisa questiona a inclusão de relatos criacionistas junto à teoria da evolução no material escolar.
[Imagem: Taylor Flowe/Unplash]

Religião e Darwin

Embora a religião tenha influência no processo de aceitação e, consequentemente, de compreensão da teoria da evolução por alunos do ensino médio, aspectos socioculturais mais amplos - entre eles nacionalidade, percepção social da ciência e condições socioeconômicas - são mais determinantes.

Os pesquisadores apresentaram uma série de afirmações relacionadas à idade da Terra, a registros fósseis e à origem dos seres humanos, entre outros temas similares, a 5,5 mil estudantes brasileiros e italianos entre 14 e 16 anos. Os alunos deviam classificar cada item como verdadeiro ou falso.

Ao analisar as respostas, os pesquisadores constataram que a nacionalidade foi mais determinante do que a religião na aceitação da teoria da evolução como "verdadeira", já que italianos católicos demonstraram ter maior aceitação às teorias sobre uma ancestralidade comum e à seleção natural, por exemplo, do que os brasileiros católicos - os brasileiros católicos demonstraram um padrão de respostas similar ao dos brasileiros evangélicos.

"Os resultados do nosso estudo mostram, portanto, que um contexto sociocultural mais amplo interfere na aceitação da teoria evolutiva. Sociedades conservadoras, como é o caso da brasileira, tendem a ser mais refratárias às ideias evolutivas propostas por [Charles] Darwin, que integram o conteúdo curricular das escolas," disse o professor Nélio Bizzo, da Universidade de São Paulo (USP).

A pesquisa contou com a colaboração de cientistas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade de Estudos de Trento (Itália).

Falta de compreensão, não crença

Ao analisar as respostas referentes a questões como "A formação do planeta ocorreu há 4,5 bilhões de anos", "Humanos descendem de outras espécies de primatas" e "Fósseis são a prova de seres vivos que habitaram o planeta no passado", entre outras, foi possível identificar padrões de maior ou menor aceitação das teorias entre os estudantes.

O nível de compreensão sobre o tempo geológico, por exemplo, foi muito diferente entre católicos italianos e brasileiros. No entanto, houve um padrão semelhante de baixo conhecimento nas denominações cristãs do Brasil (católicos e evangélicos).

A nacionalidade e os fatores socioculturais, como o sistema educacional dos países, nível socioeconômico dos estudantes, capital cultural familiar, atitudes em relação ao conhecimento científico na sociedade em geral, contam mais na aceitação da teoria da evolução do que a afiliação a uma ou outra denominação religiosa.

A aceitação da teoria evolutiva tem sido aferida por muitos estudos nas últimas décadas por ser considerada um pré-requisito para a maior compreensão de temas como a proteção ao meio ambiente e a biodiversidade. "No estudo não estamos nem discutindo compreensão da teoria evolutiva. Estamos um passo antes disso. A aceitação é um fator necessário para que se possa alcançar a compreensão. A grosso modo, quando você não aceita pensar sobre um determinado tema, a sua compreensão inevitavelmente está comprometida," disse Nélio.

As conclusões do estudo têm implicação direta na preparação do material escolar entregue aos estudantes.

"Muitas apostilas e materiais didáticos, ao falar de evolução, consideram que a religião isoladamente é o fator mais importante e aí misturam o relato do Gênesis com a teoria de Charles Darwin. A nossa pesquisa mostra que isso está errado. Do ponto de vista teórico, podemos até fazer algumas considerações sobre a laicidade do Estado. Mas não é o caso do nosso estudo, o que nós estamos mostrando é que não se deve partir do pressuposto de que é preciso contemplar religião para que o aluno aceite pensar sobre a evolução," concluiu o pesquisador.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Acceptance of evolution by high school students: Is religion the key factor?
Autores: Graciela da Silva Oliveira, Giuseppe Pellegrini, Leonardo Augusto Luvison Araújo, Nelio Bizzo
Publicação: PLoS ONE
DOI: 10.1371/journal.pone.0273929
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