Somente um terço dos pais segue orientações dos pediatras

Somente um terço dos pais seguem orientações dos pediatras
Se pais um tanto relapsos são uma preocupação, igualmente o são os chamados "pais helicópteros", que tiram a liberdade das crianças.
[Imagem: JayJay/Divulgação]

Só para ouvir

Os pais adoram levar seus bebês e crianças pequenas ao pediatra.

Mas será que eles fazem o que os pediatras orientam?

Nem sempre, pelo menos quando se trata de orientações sobre hora de dormir, disciplina e outros comportamentos.

Somente um terço dos pais (31%) afirma seguir sempre as recomendações dos pediatras - 13% afirmam que só seguem alguma orientação de vez em quando.

A maioria dos pais (56%) afirma que segue as orientações dos pediatras "na maioria das vezes".

Os pesquisadores então pediram aos pais para apontar as áreas onde são mais e menos propensos a seguir os conselhos do médico.

Entre os pais que seguem os conselhos apenas ocasionalmente, os temas sobre os quais eles são mais propensos a seguir as orientações são nutrição, ir ao dentista e usar cadeiras e elevadores de assento no carro.

Em contraste, esses mesmos pais são menos propensos a seguir os conselhos de disciplina (40%), colocar a criança para dormir na hora (18%) e controlar o tempo na TV (13%).

"Esta pesquisa indica que muitos pais não estão atendendo às orientações de forma consistente, colocando as crianças em risco de problemas de saúde no longo prazo," disse a Dra Sarah Clark, da Universidade de Michigan (EUA).

Ela afirma que muitos riscos à saúde das crianças estão intimamente ligados ao comportamento dos pais.

Por exemplo, a obesidade infantil tem sido ligada a pais que permitem o excesso de consumo de bebidas adoçadas e assistir TV em excesso.


Ver mais notícias sobre os temas:

Cuidados com o Recém-nascido

Educação

Relacionamentos entre Pais e Filhos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.