07/10/2022

Alzheimer pode ser uma doença autoimune, defende nova teoria

Redação do Diário da Saúde
Alzheimer pode ser uma doença autoimune, defende nova teoria
Com o fracasso da hipótese amiloide, têm emergido várias teorias alternativas sobre a demência, incluindo o papel que vírus comuns podem ter no aparecimento do Alzheimer e uma série de trabalhos associando a ação de bactérias do intestino com o Alzheimer.
[Imagem: Tufts University]

Beta-amiloides ajudam a defender o cérebro?

Cientistas estão propondo um novo modelo explicativo para a doença de Alzheimer, encarando-a não como uma doença cerebral, mas como uma condição autoimune crônica que ataca o cérebro.

"Não pensamos na doença de Alzheimer como fundamentalmente uma doença do cérebro. Pensamos nela como uma doença do sistema imunológico dentro do cérebro," disse o Dr. Donald Weaver, do Instituto do Cérebro Krembil (Canadá).

A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência. No entanto, apesar de mais de 200 ensaios clínicos nos últimos 30 anos, não há terapias modificadoras da doença para prevenir, interromper ou curar o Alzheimer.

"Nós precisamos de novas formas de pensar sobre esta doença, e precisamos delas agora. Até o momento, a maioria das abordagens na pesquisa de Alzheimer se baseou na teoria de que uma proteína chamada beta-amiloide, que supostamente é anormal no cérebro, se aglomera e, quando se aglomera, mata as células cerebrais.

"Mas acreditamos que a beta-amiloide está exatamente onde deveria estar. Ela atua como um imunopeptídeo - um mensageiro dentro do nosso sistema imunológico - de modo que, se tivermos traumatismo craniano, a beta-amiloide o repara. Se um vírus ou uma bactéria vem, a beta-amiloide está lá para combatê-lo," contextualizou o Dr. Weaver.

É aí que o problema ocorre, acrescenta o pesquisador.

"A beta-amiloide fica confusa e não consegue distinguir entre uma bactéria e uma célula cerebral e, portanto, inadvertidamente ataca nossas próprias células cerebrais. Isso, então, se torna o que chamamos de doença autoimune. O sistema imunológico está realmente atacando o hospedeiro, nosso cérebro," afirmou.

De fato, as evidências vêm-se acumulando contra a hipótese das placas amiloides como causa do Alzheimer e, além disso, já existem vários indícios de que as proteínas beta-amiloide podem ter um efeito benéfico no cérebro.

Alzheimer como doença autoimune

A equipe do Dr. Weaver realizou uma pesquisa abrangente, fazendo uma ampla revisão da literatura científica, dos estudos epidemiológicos e dos próprios experimentos, colhendo então dados suficientes para desenvolver um modelo mecanicista completo da doença de Alzheimer.

O modelo harmoniza outras proposições mecanicistas (incluindo proteopatia, sinaptotoxicidade e mitocondriopatia), ao mesmo tempo reconhecendo as beta-amiloides como um imunopeptídeo fisiologicamente oligomerizante e parte de um processo imunopático muito maior e mais amplo, e altamente interconectado.

Dentro desse modelo, o metabolismo de aminoácidos do L-triptofano e L-arginina surgem como reguladores da imunidade inata, apontando assim para novas abordagens diagnósticas e terapêuticas.

Mudar o modo com os cientistas e médicos pensam sobre a doença de Alzheimer - como uma doença autoimune, sendo as beta-amiloides uma parte normal do nosso sistema imunológico - abre novos caminhos e novas abordagens para desenvolver terapias que, ao contrário de todas as testadas até hoje, funcionem de fato.

"Estamos muito animados em nosso laboratório. Achamos que esta teoria autoimune é sólida e representa um significativo passo conceitual à frente," concluiu o Dr. Weaver.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Alzheimer's disease as an innate autoimmune disease (AD 2): A new molecular paradigm
Autores: Donald F. Weaver
Publicação: Alzheimers & Dementia
DOI: 10.1002/alz.12789
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Neurociências

Cérebro

Memória

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.