27/02/2023

Teorias da conspiração focadas no mal e no sigilo têm mais sucesso

Redação do Diário da Saúde
Teorias da conspiração na pandemia focadas no mal e no sigilo tiveram mais sucesso
Parece que as pessoas são mais propensas a adotar crenças populares, mesmo que falsas.
[Imagem: M G/Pixabay]

Segredos e agentes do mal

Depois de analisar quase 400 mil postagens no Twitter, pesquisadores descobriram uma característica comum na maioria das mensagens que propagavam teorias da conspiração no início da pandemia de covid-19.

A maioria delas se fundamentava na alegação de propósitos maliciosos e de ações secretas de supostos maus atores por trás da crise.

Os pesquisadores identificaram semelhanças em cinco das teorias da conspiração mais populares: Aquelas relacionadas a Bill Gates, redes 5G, vacinas, QAnon e Agenda 21.

"As teorias da conspiração podem estar usando estratégias diferentes, mas as narrativas geralmente estão conectadas," disse a professora Porismita Borah, da Universidade do Estado de Washington (EUA). "Essas teorias têm muito em comum, pois tentam tornar [o assunto de que tratam] parte de uma conspiração maior, de modo que, se as pessoas acreditam em uma conspiração, tendem a acreditar na outra."

As postagens mais comuns continham declarações de crença de que uma teoria era verdadeira, mas elas não obtiveram tanto engajamento quanto as postagens sobre propósitos maliciosos e ações secretas.

As postagens menos prováveis de serem compartilhadas eram aquelas que tentavam fornecer algum tipo de autenticação ou fontes para essas conspirações.

Os pesquisadores dizem que agora é necessário fazer pesquisas para entender a atração psicológica das teorias que reivindicam propósitos malévolos e ações secretas.

Teorias da conspiração mais comuns

A pandemia de covid-19 mostrou-se um terreno fértil para teorias da conspiração, mas os pesquisadores ficaram surpresos com a rapidez com que as teorias existentes adaptaram a pandemia em suas histórias.

Por exemplo, antes da pandemia, havia uma teoria da conspiração relativamente pouco difundida de que a tecnologia celular 5G poderia prejudicar a saúde humana. Quando a covid-19 chegou, contudo, a teoria se ajustou, alegando falsamente que as torres 5G seriam responsáveis pela disseminação do vírus em todo o mundo.

Essa rápida incorporação do covid-19 em falsas narrativas foi particularmente verdadeira nas "megateorias" QAnon e Agenda21. A ideologia QAnon contém a ideia bizarra de que o mundo é governado por uma associação de pedófilos canibais - sim, há muitas pessoas que acreditam nisso. A Agenda 21, por sua vez, é uma visão distorcida de uma iniciativa real de mudança climática das Nações Unidas, alegando que aquele seria um plano secreto para despovoar o mundo.

Independentemente das semelhanças e sobreposições, as várias teorias da conspiração têm muitas diferenças, o que aponta para a necessidade de encontrar diferentes estratégias para combater cada uma delas, disseram os pesquisadores.

Checagem com artigo científico:

Artigo: What do 5G networks, Bill Gates, Agenda 21, and QAnon have in common? Sources, distribution, and characteristics
Autores: Itai Himelboim, Porismita Borah, Danielle Ka Lai Lee, Jeonghyun (Janice) Lee, Yan Su, Anastasia Vishnevskaya, Xizhu Xiao
Publicação: New Media & Society
DOI: 10.1177/1461444822114280
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Ética

Mente

Emoções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.