01/02/2024

Vacina contra dengue do Butantan tem proteção de 80%

Redação do Diário da Saúde
Vacina contra dengue do Butantan tem proteção de 80%
A vacina contra dengue do Butantan é de dose única.
[Imagem: André Ricoy/Butantan]

Butantan-DV

Uma única dose da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan é capaz de evitar o adoecimento em quase 80% dos vacinados (79,6%).

Batizado de Butantan-DV, o imunizante contém versões atenuadas dos quatro sorotipos do vírus da dengue. A vacina mostrou-se segura e eficaz para uma ampla faixa etária estudada - de 2 a 59 anos -, tanto entre os voluntários com histórico de infecção prévia quanto entre aqueles nunca antes infectados.

"A publicação deste artigo na principal revista médica do mundo atesta o rigor e a qualidade do trabalho desenvolvido por pesquisadores de 16 centros brasileiros, localizados nas cinco regiões do país, sob a coordenação do Instituto Butantan,", disse o infectologista Esper Kallás. "Em junho devemos concluir os cinco anos de seguimento dos voluntários. Quando esses dados estiverem consolidados, saberemos qual é a longevidade da proteção induzida pela vacina."

A expectativa é que um relatório sobre a vacina seja apresentado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no segundo semestre deste ano, para pedir o registro do produto. "Se tudo correr bem, devemos conseguir a aprovação definitiva em 2025. Já temos infraestrutura para produzir o imunizante no Butantan, embora ela ainda possa ser aprimorada, afinal, são quatro vacinas em uma," ressaltou Esper.

Proteção da vacina

Os resultados divulgados agora referem-se aos primeiros dois anos do ensaio clínico de fase 3, que teve início em fevereiro de 2016 e envolveu 16.235 participantes de 13 Estados. Dados preliminares divulgados pelo Butantan em dezembro de 2022 já indicavam uma eficácia global de 79,6%. Agora, foram detalhados os resultados para cada subgrupo avaliado.

Foi observada eficácia de 80,1% para a faixa etária de 2 a 6 anos; de 77,8% entre participantes de 7 a 17 anos; e de 90% entre 18 e 59 anos.

A estratificação de acordo com o status sorológico mostra uma proteção de 73,6% entre os voluntários sem evidência de infecção prévia, enquanto entre os já expostos o número foi de 89,2%. Contra o sorotipo 1 da dengue (DENV-1) a eficácia foi de 89,5% e, contra o sorotipo 2 (DENV-2), de 69,6%. Não foi possível avaliar o desempenho contra os sorotipos 3 e 4 porque não houve circulação do vírus durante a realização do estudo.

A maioria das reações adversas foi classificada como leve ou moderada, sendo as principais dor e vermelhidão no local da injeção, dor de cabeça e fadiga. Eventos adversos sérios relacionados à vacina foram registrados em menos de 0,1% dos vacinados e todos se recuperaram.

Vacinas contra dengue

Até o momento, há duas vacinas contra a dengue já aprovadas pela Anvisa. A Dengvaxia, da farmacêutica Sanofi Pasteur, requer três aplicações e é indicada para pessoas de 9 a 45 anos que já tiveram dengue. E a Qdenga, do laboratório Takeda, cuja aplicação no Brasil deve começar agora em fevereiro para pessoas entre 4 e 60 anos (independentemente do status sorológico). Neste caso, serão necessárias duas doses para completar a imunização.

O esquema de dose única da Butantan-DV traz vantagens logísticas e econômicas: Ela confere proteção rápida para a população em caso de surto epidêmico ou para pessoas sem imunidade que precisam viajar a locais onde a doença é endêmica.

No Brasil, o vírus da dengue é considerado hiperendêmico, ou seja, sua alta prevalência se mantém constante no país ano após ano. Segundo o Ministério da Saúde, em 2023 foram registrados até novembro 1,6 milhão de casos prováveis. Dados divulgados na última terça-feira (30/01) apontam em 2024 um acumulado de 217.841 casos prováveis. Há ainda 15 mortes confirmadas este ano e outras 149 em investigação.

Com base nos números, a incidência calculada no país atualmente é de 107,1 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, enquanto a taxa de letalidade da doença está em 0,9%.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Live, Attenuated, Tetravalent Butantan-Dengue Vaccine in Children and Adults
Autores: Esper G. Kallás, Monica A.T. Cintra, José A. Moreira, Elizabeth G. Patiño, Patricia Emilia Braga, Juliana C.V. Tenório, Vanessa Infante, Ricardo Palacios, Marcus Vínicius Guimarães de Lacerda, Dhelio Batista Pereira, Allex Jardim da Fonseca, Ricardo Queiroz Gurgel, Ivo Castelo-Branco Coelho, Cor Jesus Fernandes Fontes, Ernesto T.A. Marques, Gustavo Adolfo Sierra Romero, Mauro Martins Teixeira, André M. Siqueira, Aldina Maria Prado Barral, Viviane Sampaio Boaventura, Fabiano Ramos, Erivaldo Elias Júnior, José Cassio de Moraes, Dimas T. Covas, Jorge Kalil, Alexander Roberto Precioso, Stephen S. Whitehead, Alejandra Esteves-Jaramillo, Tulin Shekar, Jung-Jin Lee, Julieta Macey, Sabrina Gozlan Kelner, Beth-Ann G. Coller, Fernanda Castro Boulos, Mauricio L. Nogueira
Publicação: New England Journal of Medicine
Vol.: 390:397-408
DOI: 10.1056/NEJMoa2301790
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vacinas

Prevenção

Medicamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.