09/12/2022

Vacinação-modelo em Serrana reduziu mortes e gravidade dos casos de covid-19

Com informações da Agência Fapesp
Vacinação-modelo em Serrana reduziu mortes e gravidade dos casos de covid-19
Pesquisadores do Projeto S analisaram 4.375 genomas virais completos e identificaram algumas variantes raras.
[Imagem: Instituto Butantan]

Pesquisa em Serrana

A vacinação com a Coronavac, na primeira fase da pandemia, reduziu as taxas de morte e casos graves da doença, e o efeito estendeu-se até a circulação das variantes gama e delta, consideradas preocupantes pela disseminação mais rápida do que as linhagens anteriores.

Esta foi a conclusão do chamado Projeto S, no município de Serrana (SP), o primeiro estudo em nível mundial a monitorar os efeitos das vacinas contra a covid-19.

Naquela cidade, a pesquisa revelou que a maioria dos casos para as três variantes iniciais foi leve - 88,9% (linhagens ancestrais B.1.1.28 e B.1.1.33), 98,1% (gama e delta), 99,1% (ômicron) - graças à imunização com CoronaVac (Sinovac Biotech/Instituto Butantan) que havia atingido 80% da população-alvo à época.

Os pesquisadores fizeram análises em 4.375 genomas completos obtidos entre junho de 2020 e abril de 2022, período que engloba desde a introdução inicial do SARS-CoV-2 até o processo de vacinação com pelo menos duas doses.

Além de monitorar a disseminação das principais variantes do vírus na cidade, essa vigilância genômica permitiu detectar algumas variantes raras, como a C.37, que circulou intensamente em países andinos, mas sem disseminação significativa no Brasil, e a variante alfa que, embora tenha sido detectada no local, não se espalhou para outras regiões. Ao todo, foram identificadas 52 sublinhagens de SARS-CoV-2 na cidade.

"O sequenciamento de última geração, que permite monitoramento genético de muitas infecções virais, está cada vez mais acessível e é amplamente utilizado para detectar as variações genéticas virais. As tecnologias atuais possibilitam sua ampla utilização até mesmo em territórios mais afastados e com poucos recursos. Tal ferramenta auxilia na prevenção e esclarecimento de surtos, de disseminação de novos genótipos virais ou na identificação de vírus emergentes. A detecção de novos agentes ou variantes virais auxilia na tomada de decisões sanitárias com a finalidade de evitar futuras pandemias ou epidemias", disse Svetoslav Slavov, pesquisador do Butantan e líder do estudo.

Vacinação-modelo em Serrana reduziu mortes e gravidade dos casos de covid-19
A vacinação reduziu casos e a gravidade dos casos ocorridos.
[Imagem: vetoslav Nanev Slavov et al. - 10.3390/v14102148]

Variantes

Dos 4.375 genomas analisados na pesquisa, foram identificados 1.653 casos com a variante delta (37,8%), 1.053 de gama (24,1%), 1.513 de ômicron (34,6%), 75 de zeta (1,7%) e 81 referentes a outras linhagens (1,9%). Embora houvesse participantes de todas as idades, a maioria tinha entre 21 e 50 anos.

Com base na avaliação do escore clínico dos indivíduos que testaram positivo, os pesquisadores apontam que a aplicação da vacina esteve relacionada à redução da morbidade e mortalidade, especialmente durante as ondas de gama e delta. Para comparação, a cidade vizinha de São José do Rio Preto (SP) apresentou maior taxa de mortalidade durante a onda da variante gama, principalmente entre jovens não vacinados.

Os efeitos benéficos da vacinação foram observados em outros estudos, nos quais indivíduos totalmente vacinados eram menos propensos a adquirir infecções sintomáticas ou assintomáticas, mostrando eficácia na redução das taxas de infecção, casos graves e mortalidade relacionados ao SARS-CoV-2.

"Além de realizar o monitoramento genômico dos casos positivos de SARS-CoV-2 na cidade de Serrana, o estudo mostrou os efeitos benéficos da vacinação que, quando aplicada ampla e precocemente, pode reduzir de forma significativa as taxas de mortalidade e morbidade deste agente viral," disse Simone Kashima, membro da equipe.

Para ela, o trabalho pode servir de base para futuros estudos que visam o monitoramento genético de infecções virais e possíveis medidas direcionadas ao seu enfrentamento.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Dynamics of SARS-CoV-2 Variants of Concern in Vaccination Model City in the State of Sao Paulo, Brazil
Autores: vetoslav Nanev Slavov, Debora Glenda Lima de La-Roque, Pericles Natan Mendes da Costa, Evandra Strazza Rodrigues, Elaine Vieira Santos, Josiane Serrano Borges, Mariane Evaristo, Juliana de Matos Maçonetto, Adriana Aparecida Marques, Jonathan Milhomens, Felipe Augusto Rós, Vagner Fonseca, Alex Ranieri Jerônimo Lima, Gabriela Ribeiro, Loyze Paola Oliveira de Lima, Pedro Manuel Marques Garibaldi, Natasha Nicos Ferreira, Glenda Renata Moraes, Elaine Cristina Marqueze, Claudia Renata dos Santos Barros, Antonio Jorge Martins, Luiz Lehmann Coutinho, Rodrigo Tocantins Calado, Marcos Borges, Maria Carolina Elias, Sandra Coccuzzo Sampaio, Marta Giovanetti, Luiz Carlos Junior Alcantara, Dimas Tadeu Covas, Simone Kashima
Publicação: Viruses
Vol.: 14(10), 2148
DOI: 10.3390/v14102148
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde Pública

Vacinas

Vírus

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.