06/04/2023

Você pode alcançar o estado de fluxo - e os cientistas podem medi-lo

Redação do Diário da Saúde
Você pode alcançar o estado de fluxo - e os cientistas podem medi-lo
Chega um momento em que você mergulha de corpo e alma no que está fazendo - e já existem algumas fórmulas para alcançar o estado de fluxo.
[Imagem: Pixabay]

Estado de fluxo

Os cientistas têm tido dificuldade em caracterizar o estado de fluxo, mas você sabe quando o atinge.

Você experimenta o fluxo quando está fazendo algo que o envolve tão plenamente que o tempo deixa de ser importante ou parece voar; pode ser um trabalho ou algo completamente diferente, como xadrez, jogos de computador, futebol ou mesmo cuidar das plantas.

É um estado de espírito muito procurado não apenas porque é emocionante, mas principalmente porque está associado a picos de criatividade, produtividade e eficácia no que se está fazendo.

"Encontrar a zona de fluxo pode ser importante quando os professores precisam adaptar suas instruções. Se encontrarmos o fluxo, também encontramos o nível certo para os alunos," exemplificou o professor Hermundur Sigmundsson, da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia.

E a equipe do professor Sigmundsson acaba de desenvolver um novo teste para medir o fluxo, o que poderá ser útil em inúmeros contextos, da educação ao trabalho e aos esportes.

O que é estado de fluxo?

O consenso entre os psicólogos é que o fluxo ocorre em algum ponto entre o desafio e a habilidade: Você precisa estar frente a um propósito muito claro, mas não irá ter sucesso se não tiver o treino suficiente para fazer a tarefa.

"O estado de fluxo é diferente da prática deliberada porque representa o processo sem esforço de envolvimento intenso e absorção total em uma tarefa. Essa 'experiência ideal' está positivamente relacionada ao aprendizado, motivação intrínseca, bem-estar e satisfação com a vida, e negativamente relacionada à procrastinação, ansiedade e esgotamento," explica a equipe.

Por isso é tão difícil dizer se uma pessoa ou uma equipe atingiram esse estado de alta produtividade e envolvimento.

O teste proposto pela equipe consiste em um questionário com 13 itens (veja abaixo) com foco na preferência por desafios, capacidade de equilibrar habilidades e desafios, experiências frequentes de fluxo e desenvolvimento de interesses. Os participantes devem escolher uma alternativa que melhor os descreva, e os itens são avaliados em uma escala variando de 1 a 5 (1 = Discordo totalmente, 5 = Concordo totalmente).

"O teste é fácil de administrar e pode ser usado em vários contextos diferentes," diz Sigmundsson.

O questionário foi validado usando uma amostra de 228 voluntários entre 18 e 76 anos de idade. Além disso, 23 pessoas foram testadas duas vezes, com uma semana de intervalo, para ver se obtinham o mesmo resultado depois de algum tempo entre os testes.

Todos os resultados foram estatisticamente significativos, mostrando que o questionário revela níveis significativos de "prontidão" para o fluxo, mas a própria equipe reconhece que é difícil mensurar um estado tão elusivo e particular, de modo que os estudos na área devem continuar.

Você pode alcançar o estado de fluxo - e os cientistas podem medi-lo
O fluxo cria um estado cerebral único não apenas individualmente, mas também em equipes.
[Imagem: Haneen Shehata/TUT]

Teste de prontidão para o estado de fluxo

Veja abaixo as 13 questões que compõem o teste do estado de fluxo desenvolvido pela equipe.

  1. Eu gosto de tarefas/atividades desafiadoras que exijam muito foco.
  2. Quando eu estou focado em uma tarefa/atividade, eu rapidamente tendo a esquecer o que está ao meu redor (outras pessoas, tempo e lugar).
  3. Eu normalmente sinto um bom fluxo quando faço alguma coisa (as coisas não são fáceis nem difíceis demais para mim).
  4. Eu tenho várias áreas diferentes de interesse.
  5. É difícil para mim me afastar ou desistir de um projeto no qual estou trabalhando.
  6. Eu fico estressado em face de tarefas difíceis/desafiadoras.
  7. É difícil para mim manter a concentração ao longo do tempo.
  8. Eu rapidamente fico cansado das coisas que faço.
  9. Eu normalmente fico satisfeito com os resultados dos meus esforços em várias tarefas (Eu experimento sensações de mestria).
  10. Quando eu foco em algo, eu frequentemente esqueço de fazer uma pausa.
  11. Eu fico entediado facilmente.
  12. Minhas tarefas diárias são mais cansativas do que estimulantes.
  13. Eu desenvolvo interesse pela maioria das coisas que faço na vida.
    1. Checagem com artigo científico:

      Artigo: The General Flow Proneness Scale: Aspects of Reliability and Validity of a New 13-Item Scale Assessing Flow
      Autores: Magdalena Elnes, Hermundur Sigmundsson
      Publicação: SAGE Open
      DOI: 10.1177/21582440231153850
      Siga o Diário da Saúde no Google News

      Ver mais notícias sobre os temas:

      Concentração

      Mente

      Meditação

      Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.