25/10/2021

Estado de fluxo de equipe cria estado cerebral único

Redação do Diário da Saúde
Estado de fluxo de equipe tem assinatura neural única
Assinatura neural exclusiva do fluxo de equipe. O córtex temporal médio esquerdo (L-MTC, região verde) é ativado de forma única durante o estado de fluxo da equipe. O córtex pré-frontal (PFC, região azul) e o córtex frontal inferior (IFC, região amarela) são ativados apenas durante os estados de fluxo individual (Flow) e fluxo de equipe (Team Flow), respectivamente. Durante o fluxo de equipe, o L-MTC recebe mais informações (setas pretas) do contralateral, mostrado aqui como ipsilateral para simplificar, PFC e IFC. O L-MTC está significativamente envolvido com informações mais integradas inter-cérebro (linha verde) e maior sincronia neural inter-cérebro (linha ondulada) durante o fluxo de equipe.
[Imagem: Shehata et al. - 10.1523/ENEURO.0133-21.2021]

Estado de fluxo de equipe

Neurocientistas da Universidade de Tecnologia Toyohashi (Japão) e do Instituto de Tecnologia da Califórnia (EUA) afirmam ter encontrado as ondas cerebrais e as regiões sensíveis ao chamado "fluxo de equipe", que se manifesta de forma diferente tanto do estado de fluxo individual quanto do trabalho em equipe não envolvente.

O fluxo de equipe é experimentado quando os membros de uma equipe se orquestram de forma aparentemente espontânea para realizar uma tarefa juntos com uma maestria não vista normalmente.

Inúmeras equipes vivenciam esse fenômeno psicológico, desde times esportivos a bandas de música e equipes de trabalho profissional.

Quando o trabalho em equipe atinge o nível de fluxo da equipe, pode-se observar que a equipe atua em harmonia, rompendo seus limites de atuação e rendendo muito mais do que o normal.

Embora seja largamente observável em inúmeros eventos, estudar o fluxo de equipe é extremamente difícil. Não por acaso, este estudo é a primeira tentativa no mundo de estudar objetivamente esse estado psicológico.

Fluxo cerebral

Os pesquisadores mediram a atividade cerebral de 10 equipes usando EEG (eletroencefalografia) de duplas enquanto ambos jogavam um videogame musical. Em alguns testes, um biombo separava os companheiros de equipe para que eles não pudessem se ver enquanto jogavam, permitindo um estado de fluxo solo, mas impedindo o fluxo de equipe.

Estado de fluxo de equipe tem assinatura neural única
Os pesquisadores agora pretendem usar a assinatura neural do estado de fluxo para montar equipes em ambientes reais.
[Imagem: Haneen Shehata/TUT]

Noutros testes, os pesquisadores embaralharam a música, o que impediu um estado de fluxo, mas ainda permitiu o trabalho em equipe.

Além disso, os pesquisadores inventaram um método neural objetivo para avaliar a profundidade da experiência de fluxo da equipe. Em seguida, eles compararam a atividade cerebral dos participantes durante cada condição, e os participantes responderam a perguntas após cada jogo para avaliar seu nível de fluxo.

Os pesquisadores conseguiram identificar uma "assinatura" única do fluxo da equipe: Ondas cerebrais beta e gama aumentadas no córtex temporal médio, um tipo de atividade cerebral ligada ao processamento de informações.

Os colegas de equipe que atingiam o fluxo também apresentaram mais atividade cerebral sincronizada durante o estado de fluxo de equipe em comparação com o estado normal de trabalho em equipe.

Fluxo em equipes reais

Segundo os pesquisadores, este estudo fornece uma estrutura baseada em modelos neurais que poderão ser utilizados para desenvolver estratégias mais eficazes de montagem de equipes em áreas onde o desempenho humano e o prazer são importantes, seja nos negócios, esportes, música, artes cênicas, videogames ou entretenimento.

A seguir, eles pretendem estabelecer parcerias com instituições governamentais e industriais para rastrear a assinatura neural do fluxo de equipe em situações reais e, eventualmente, montar equipes mais eficazes em cada objetivo.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Team flow is a unique brain state associated with enhanced information integration and inter-brain synchrony
Autores: Mohammad Shehata, Miao Cheng, Angus Leung, Naotsugu Tsuchiya, Daw-An Wu, Chia-huei Tseng, Shigeki Nakauchi, Shinsuke Shimojo
Publicação: eNeuro
DOI: 10.1523/ENEURO.0133-21.2021
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Neurociências

Educação

Trabalho e Emprego

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2021 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.