04/03/2024

Ir além de Mendel no ensino da genética pode reduzir o racismo

Redação do Diário da Saúde
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O problema se tornou tão proeminente que alguns cientistas falam em fracasso da genética.
[Imagem: Mcmurryjulie/Pixabay]

Contra o essencialismo genético

Dados de uma série de ensaios aleatórios realizados nos Estados Unidos indicam que, se os professores direcionarem o ensino da genética para conceitos genômicos mais complexos, eles ajudarão os alunos a terem uma compreensão cientificamente mais precisa do conceito de raça.

Isto pode proteger os estudantes de acreditarem em noções não científicas de essencialismo genético, incluindo a ideia de que a desigualdade é genética. As pessoas que acreditam no essencialismo genético acreditam - entre outras ideias - que a maioria das diferenças raciais é determinada pelos genes.

As crenças essencialistas são um equívoco biológico. Em todo o mundo, os alunos recebem uma educação básica em genética que se concentra na herança de um único gene; os alunos aprendem as leis da hereditariedade de Mendel e como diferentes versões de um gene (ou seja, alelos) são herdadas através das gerações por meio de mecanismos probabilísticos que são facilmente modelados por um quadrado de Punnett.

Este é um fator de risco para o desenvolvimento do essencialismo genético durante a adolescência, dizem Brian Donovan e seus colegas em um artigo publicado pela revista Science. Eles defendem o ensino de conceitos genômicos de uma forma que refute o essencialismo genético em uma estrutura que eles chamam de "educação genômica humana".

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A tentativa de explicação de características pessoais pela genética é falha.
[Imagem: David Wishart et al. - 10.3390/metabo12020154]

Conceito incorreto de raça

Os especialistas apontam para ensaios clínicos randomizados realizados nos EUA que já demonstram que ensinar aos alunos do ensino médio conceitos-chave relacionados pode causar uma redução nas crenças essencialistas genéticas dos alunos sobre raça. Um desses conceitos é o de que a maior parte da variação genética ocorreria dentro de populações geográficas, e não entre elas. Os resultados de estudos relacionados mostram que os alunos que aprendem tais conceitos são mais propensos a não acreditar no essencialismo genético porque são mais propensos a desenvolver a percepção de que as raças não são tão geneticamente diferentes.

No entanto, esses ensaios clínicos randomizados anteriores tiveram limitações importantes, afirmam os autores. Para superá-los, eles projetaram novos ensaios cruzados randomizados por aglomerados, nos quais todos os aglomerados participantes recebem tratamentos de intervenção (educação em genômica humana) e tratamentos de controle (educação em genética básica tradicional) consecutivamente, em períodos de tempo separados. Estes foram os primeiros estudos a explorar como esses dois estilos de instrução afetam a conceituação racial.

De acordo com os resultados, os alunos que participaram das aulas de genômica humana apresentaram maior conhecimento de genômica e menos crença no essencialismo genético.

Ainda mais significativo, à medida que os estudantes começaram a descrer do essencialismo genético, eles também pareciam gravitar em torno da crença de que raça é um conceito social e que as disparidades raciais são causadas pelo preconceito. O ensino básico de genética, por outro lado, não rendeu nenhum desses benefícios aos alunos.

Mas o trabalho rumo à desmistificação dos conceitos mal formulados de genes, e da própria genética, é longo e exigirá grandes esforços."Várias experiências de aprendizagem de genômica humana, espalhadas por muitos anos de ensino de biologia, serão necessárias para reduzir a prevalência de crenças essencialistas genéticas," concluíram os especialistas.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Human genomics education can reduce racism
Autores: Brian M. Donovan, Monica Weindling, Jamie Amemiya, Brae Salazar, Dennis Lee, Awais Syed, Molly Stuhlsatz, Jeffrey Snowden
Publicação: Science
Vol.: 383, Issue 6685 pp. 818-822
DOI: 10.1126/science.adi7895
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