29/06/2023

Brasil tem primeiro caso de gripe aviária em aves domésticas

Com informações da Agência Brasil
Brasil tem primeiro caso de gripe aviária em aves domésticas
Os primeiros casos de gripe aviária em aves silvestres no Brasil foram registrados em Maio em pássaros da espécie trinta-réis-de-bando.
[Imagem: Cesar Augusto Chirosa Horie/Wikimedia]

Gripe aviária em aves domésticas

O Brasil registrou a primeira ocorrência de vírus da gripe aviária em aves domésticas. O caso ocorreu em uma criação de subsistência localizada no quintal de uma casa na cidade da Serra, no Espírito Santo.

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, havia no local criação de patos, gansos, marrecos e galinhas.

O mesmo ministério havia decretado emergência zoossanitária devido à gripe aviária em aves silvestres. A medida, tomada em Maio, baseou-se em aves identificadas no Espírito Santo.

"Esse é o primeiro foco detectado em aves domésticas em criação de subsistência desde a entrada do vírus no Brasil, no dia 15 de maio. É importante ressaltar que a ocorrência do foco confirmado em aves de subsistência não traz restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros. O consumo e a exportação de produtos avícolas permanecem seguros," informou o ministério.

Segundo as autoridades, medidas sanitárias já estão sendo aplicadas para contenção e erradicação do foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP). Além disso, estão sendo intensificadas as ações de vigilância em populações de aves domésticas na região relacionada ao foco.

"A depender da evolução das investigações e do cenário epidemiológico, novas medidas poderão ser adotadas pelo Ministério da Agricultura e pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) para evitar a disseminação do vírus e proteger a avicultura nacional," anunciou o governo.

No momento, há 50 focos de IAAP detectados em aves silvestres no Brasil, nos estados do Espírito Santo, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Epidemias

Vírus

Saúde Pública

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.