04/12/2019

Artes são cruciais para melhorar a saúde e reduzir a desigualdade

Redação do Diário da Saúde
Artes são cruciais para melhorar a saúde e reduzir a desigualdade
Várias pesquisas mostram os benefícios da arteterapia desde a escola, que estendem-se até o resgate de jovens em situação de vulnerabilidade.
[Imagem: University of Washington]

Arteterapia

Envolver-se em atividades artísticas, como cantar e dançar, pode incentivar comportamentos saudáveis em um sentido tão amplo que ajuda até mesmo a reduzir as desigualdades sociais, ao aumentar a capacidade do indivíduo em lidar com as dificuldades e atuar em sociedade.

Esta é uma das conclusões da maior revisão já feita até hoje de toda a ciência envolvendo os benefícios das artes para a saúde e o bem-estar. A revisão da literatura, cobrindo mais de 3.000 estudos científicos, foi feita por pesquisadores da Universidade College de Londres (Reino Unido) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Grande parte das pesquisas nessa área se concentrou no papel das artes no tratamento de doenças. Este relatório também destaca que o envolvimento com as artes pode afetar os determinantes sociais da saúde, melhorando a coesão social e reduzindo as desigualdades e iniquidades sociais. Fundamentalmente, as artes podem ajudar na prevenção de doenças e na promoção da boa saúde," disse Dra. Daisy Fancourt, coordenadora do trabalho.

Benefícios das artes para a saúde

Em termos de tratamento de problemas de saúde, verificou-se que as artes reduzem marcadores psicológicos e biológicos do estresse e melhoram a resposta imunológica.

Para pessoas com distúrbios neurológicos e de desenvolvimento neurológico e doenças não transmissíveis (incluindo câncer, doenças respiratórias e condições cardiovasculares), o envolvimento com as artes tem demonstrado melhorar a saúde mental e a função física.

O relatório também se concentra em como as artes podem melhorar o envolvimento com os cuidados de saúde primários. Por exemplo, descobriu-se que as cirurgias médicas realizadas em salas com arte visual nas paredes reduzem a ansiedade do paciente, e a música relaxante durante cirurgias dentárias pode reduzir a ansiedade, a pressão arterial e os hormônios do estresse.

"Além de ajudar pacientes ou pessoas com problemas de saúde a recuperar ou gerenciar melhor sua doença, vimos que o envolvimento com as artes tem um benefício positivo significativo para a saúde desde a mais tenra idade," atestou a Dra Fancourt.

Benefícios sociais das artes

O relatório também indica que, além dos benefícios bem documentados da arteterapia, o envolvimento com as artes, quanto mais cedo começar, mais benefícios traz para o indivíduo em uma escala social.

"As artes têm um papel importante a desempenhar nos primeiros anos, bem como ao longo de todo o nosso ciclo de vida. Neste estudo, vimos muitos exemplos de programas que ajudaram especificamente crianças mais vulneráveis a lidar com a ansiedade e a agressão, além de aumentar a frequência escolar e a autoestima.

"Além disso, descobriu-se que programas de música em larga escala baseados na comunidade, entre crianças expostas à violência, melhoram o autocontrole e reduzem as dificuldades comportamentais," finalizou a Dra Fancourt.

Checagem com artigo científico:

Artigo: What is the evidence on the role of the arts in improving health and well-being? A scoping review
Autores: Daisy Fancourt, Saoirse Finn
Publicação: WHO Report
Vol.: 978.92.890.5455-3 (ISBN)
Cheque você mesmo: http://www.euro.who.int/en/publications/abstracts/what-is-the-evidence-on-the-role-of-the-arts-in-improving-health-and-well-being-a-scoping-review-2019
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Terapias Alternativas

Educação

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.