03/08/2020

O que é mais criativo: Artes ou ciências?

Redação do Diário da Saúde
O que é mais criativo, as artes ou as ciências?
Criatividade nas escolas? É preciso ter cuidado porque informações organizadas demais destroem a criatividade.
[Imagem: Maastricht University/Divulgação]

Criatividade nas artes e na ciência

Escolas e universidades devem aumentar a ênfase no ensino da criatividade, uma vez que as pesquisas comprovam que esta é uma competência essencial em todas as disciplinas, e essencial para garantir o sucesso futuro no trabalho.

Este é o conselho do professor David Cropley, da Universidade Sul da Austrália, e seu colega Kim van Broekhoven, da Universidade de Maastricht (Holanda).

Para chegar a essa conclusão, a dupla explorou a natureza da criatividade para determinar se existem diferenças específicas entre a criatividade nas ciências e a criatividade nas artes.

Eles descobriram que a criatividade em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (CTEM) é muito semelhante à criatividade nas artes, indicando que uma abordagem holística para ensinar criatividade nas escolas e universidades beneficiaria a todos.

Criatividade requer abordagem holística

O estudo fornece uma visão valiosa de como os sistemas educacionais podem avaliar e promover as capacidades criativas dos seus alunos.

"A grande mudança para os sistemas educacionais relacionados a CTEM seria se afastar de uma abordagem fragmentada e aleatória para ensinar criatividade, rumo a uma abordagem muito mais holística e integrada. Para preparar a próxima geração para o futuro, precisamos entender as lacunas no mercado - as habilidades humanas que os computadores, a inteligência artificial e a automação não podem alcançar - e é aí que a criatividade se encaixa.

"Até esta pesquisa, não sabíamos se a criatividade nas CTEM era igual à criatividade em qualquer outra coisa, ou se havia algo único sobre a criatividade nas CTEM. Se a criatividade fosse diferente nas CTEM - isto é, envolvesse atitudes ou habilidades especiais - precisaríamos ensinar os alunos de CTEM de maneira diferente a desenvolver sua criatividade.

"Acontece que a criatividade é de natureza geral - ela é essencialmente uma competência multifacetada que envolve atitudes, disposição, habilidades e conhecimentos semelhantes, todos transferíveis de uma situação para outra.

"Portanto, se você gosta de arte, matemática ou engenharia, você vai compartilhar uma abertura para novas ideias, pensamentos divergentes e uma sensação de flexibilidade.

"Esta é uma ótima notícia para os professores, que agora podem abraçar e integrar com confiança níveis elevados de criatividade em seu currículo para o benefício de todos os alunos - sejam eles das CTEM ou das artes," explicou o professor Cropley.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Differences in Creativity Across Art and CTEM Students: We Are More Alike than Unalike
Autores: Kim van Broekhoven, David Cropley, Philipp Seegers
Publicação: Thinking Skills and Creativity
Vol.: 38: 100707
DOI: 10.1016/j.tsc.2020.100707
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Criatividade

Educação

Sentimentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.