17/10/2018

Descoberto vírus atípico que causa doenças renais

Redação do Diário da Saúde
Descoberto vírus
Nefropatia é um termo médico geral para várias doenças renais, inflamatórias e não inflamatórias.
[Imagem: UniWien]

MKPV

Uma equipe internacional liderada por Wolfgang Weninger, da Universidade Médica de Viena (Áustria), descobriu um vírus que atua como "condutor" de certas doenças renais, incluindo a nefropatia intersticial.

Este vírus "atípico" e desconhecido até agora, foi batizado de "MKPV" (sigla em inglês para parvovírus do rim de rato).

"Nos últimos anos, uma doença renal espontânea ocorreu em camundongos de laboratório em nosso instituto. Especificamente, animais imunodeficientes, isto é, animais com uma desordem congênita do sistema imunológico, estavam morrendo de repente e prematuramente devido à condição. Agora conseguimos identificar a doença como um problema dos túbulos renais," explicou Weninger.

E esta chamada tubulopatia intersticial é desencadeada pelo recém-descoberto MKPV. "A nefropatia induzida por MKPV assemelha-se a uma forma de tubulopatia viral, que pode ocorrer em pacientes [humanos] após um transplante renal," acrescentou o pesquisador.

Modelo para estudar doenças renais

Com esta descoberta, os pesquisadores passam a ter em mãos um novo modelo de laboratório para estudar doenças renais virais, a fibrose renal e a insuficiência renal crônica.

Em comparação com os modelos animais usados hoje, que são baseados principalmente em intervenções cirúrgicas ou na administração de substâncias tóxicas, a infecção por MKPV é um modelo natural, muito semelhante ao curso crônico da insuficiência renal em humanos.

Estes animais poderão a partir de agora ser usados para testar novos medicamentos para combater a fibrose renal e as tubulopatias. Também será possível descobrir novos biomarcadores para essas doenças com vistas à aplicação clínica.

"A partir de agora, vamos trabalhar na questão de saber se vírus semelhantes também levam a infecções renais ou insuficiência renal em humanos, especialmente em pacientes imunossuprimidos após um transplante renal," disse Weninger.

Nefropatia

Nefropatia é um termo médico geral para várias doenças renais, inflamatórias e não inflamatórias. A forma mais comum é a nefropatia diabética, uma condição em que os rins podem ser danificados como resultado de diabetes a longo prazo. Se a glicose sanguínea for mal controlada durante um período de muitos anos, ela acaba danificando os pequenos vasos sanguíneos nos rins.

No entanto, uma nefropatia também pode ocorrer em associação com outras doenças, como hipertensão arterial, ou ser causada por certos medicamentos ou infecções.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vírus

Cobaias

Intoxicação

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.