19/06/2019

Doença Falciforme tem tratamento completo no SUS

Com informações do Ministério da Saúde

Doença Falciforme

No Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme, o Ministério da Saúde lembra que o Sistema Único de Saúde oferta gratuitamente opções para diagnóstico, tratamento e até transplante de medula.

A doença Falciforme é a hereditária mais prevalente no Brasil. Estima-se que de 60 a 100.000 pessoas vivam com a doença, sobretudo nas regiões com maioria de população de ascendência africana.

Ela é caracterizada por uma alteração nos glóbulos vermelhos do sangue, as hemácias. Em período de crise, a hemácia muda o seu formato, de arredondada para o formato de foice, dificultando a passagem de oxigênio. Isso pode causar obstrução de vasos e má circulação do sangue (micro infartos) em diversos órgãos, que desencadeiam crises de dores e comprometimentos progressivos de diversos órgãos.

As principais complicações incluem: anemia, crises de dor, icterícia (olhos amarelos), infecções, febre, síndrome mão-pé, síndrome torácica aguda, crise de sequestração esplênica, acidente vascular cerebral, priapismo, crise aplásica, ulcerações e osteonecrose.

Teste do Pezinho

Os sintomas da doença podem ocorrer já no primeiro ano de vida e, caso não recebam o tratamento adequado, apenas 20% das crianças com a doença atingem os cinco anos de idade.

Mas as sequelas podem ser minimizadas, se o tratamento for rapidamente iniciado. Daí a importância do diagnóstico precoce, que é feito na triagem neonatal (Teste do Pezinho), realizada preferencialmente entre o 3º e o 5º dias de vida. No Sistema Único de Saúde (SUS), o teste é feito gratuitamente nas Unidades de Saúde da Família.

A doença falciforme pode se manifestar de forma diferente em cada indivíduo. Uns têm apenas alguns sintomas leves, outros apresentam sinais e sintomas de maior gravidade, com redução da capacidade de trabalho e da expectativa de vida, necessitando de identificação e tratamento precoce.

Por isso, além do diagnóstico, o SUS disponibiliza tratamento e até transplante de medula óssea. Todos os estados brasileiros possuem pelo menos um centro especializado para atender a pessoa com doença falciforme, que deve ser identificada em um programa de atenção integral.

Dentre os medicamentos que podem ser acessados gratuitamente nas unidades de saúde estão: ácido fólico, analgésicos, anti-inflamatórios, quelantes de ferro, imunobiológicos especiais e de antibioticoterapia. Também está disponível o exame preventivo de doppler transcraniano, que identifica o risco de AVC em pessoas com a doença, de 2 a 16 anos.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Atendimento Médico-Hospitalar

Genética

Exames

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.