14/07/2020

Exercício de força muscular previne alguns tipos de câncer

Com informações da Unifesp
Exercício de força muscular previnem alguns tipos de câncer
Os exercícios avaliados foram aqueles comumente praticados em academias e estúdios de treinamento funcional.
[Imagem: Pixabay]

Força na prevenção

Exercícios de força muscular podem reduzir alguns tipos de câncer, particularmente, câncer de bexiga e câncer de rim.

A conclusão é de pesquisadores da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e USP (Universidade de São Paulo), que trabalharam em parceria com profissionais da Universidade de Harvard (Estados Unidos).

Os exercícios avaliados foram aqueles comumente praticados em academias e estúdios de treinamento funcional.

Leandro Rezende e seus colegas utilizaram dados de mais de 30 mil profissionais de saúde para investigar se a realização de exercícios de força muscular estaria ou não associada com menor risco de câncer.

Os participantes do estudo foram acompanhados entre 1992 e 2014, período em que responderam questionários bienais sobre a frequência semanal média de exercício de força muscular ao longo do ano, além de outros fatores de risco e proteção para câncer.

Fazer exercícios de força muscular não mostrou associação com menor incidência total de câncer. No entanto, foi possível observar uma redução de 20% no risco de câncer de bexiga e 23% no câncer de rim para cada hora de aumento de exercício de força muscular semanal.

Os pesquisadores também observaram que participantes que realizaram exercício de força muscular combinado com atividades físicas aeróbicas tiveram uma maior redução no risco de câncer de rim comparado com aqueles que realizaram apenas exercício de força muscular.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Resistance training and total and site-speci?c cancer risk: a prospective cohort study of 33,787 US men
Autores: Leandro F. M. Rezende, Dong Hoon Lee, NaNa Keum, Kana Wu, José Eluf-Neto, Fred K. Tabung, Edward L. Giovannucci
Publicação: British Journal of Cancer
DOI: 10.1038/s41416-020-0921-8
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Prevenção

Câncer

Atividades Físicas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2019 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.