01/02/2022

Máscaras faciais tornam as pessoas mais atraentes, sugere estudo

Redação do Diário da Saúde
Máscaras faciais tornam as pessoas mais atraentes, sugere estudo
A atratividade com a máscara azul (canto inferior direito) foi maior do que em todos os outros casos.
[Imagem: Oliver Hies et al. - 10.1186/s41235-021-00351-9]

Beleza com máscara

Você quer um novo motivo para usar uma máscara facial?

Bem, as máscaras protetoras tornam os usuários mais atraentes.

Oliver Hies e Michael Lewis, da Universidade de Cardiff (Reino Unido) mediram como diferentes tipos de máscaras faciais influenciavam a atratividade de 40 rostos masculinos.

Os resultados vão contra as pesquisas pré-pandemia, quando os resultados indicavam que as máscaras faziam as pessoas pensarem sobre doenças, passando a evitar a pessoa que as usava - longe de tornar as pessoas atraentes, as máscaras produziam um efeito similar à repugnância.

"Pesquisas realizadas antes da pandemia descobriram que as máscaras faciais médicas reduzem a atratividade - então queríamos testar se isso havia mudado desde que as coberturas faciais se tornaram onipresentes e entender se o tipo de máscara tinha algum efeito," disse Lewis.

Atraência e esconder defeitos

De fato, parece que a associação da máscara a cuidados consigo próprio e preocupação com os outros mudou a impressão que esse novo vestuário causa nas pessoas.

Os resultados mostram não apenas o desaparecimento do "efeito repugnância", como uma tendência a considerar as pessoas mais atraentes.

E o efeito foi maior quando os usuários usavam máscaras azuis, muito comuns entre os profissionais de saúde. As máscaras azuis aumentaram a atratividade facial mais do que os outros tipos e cores de máscaras.

"Nosso estudo sugere que os rostos são considerados mais atraentes quando cobertos por máscaras médicas. Isso pode ser porque estamos acostumados a profissionais de saúde usando máscaras azuis e agora as associamos a pessoas de profissões médicas ou de cuidados. Em um momento em que nos sentimos vulneráveis, podemos achar o uso de máscaras médicas reconfortante e, assim, nos sentirmos mais positivos em relação ao usuário.

"Também descobrimos que os rostos são considerados significativamente mais atraentes quando cobertos por máscaras de tecido do que quando não cobertos. Parte desse efeito pode ser resultado da capacidade de ocultar características indesejáveis na parte inferior do rosto - mas esse efeito esteve presente tanto para pessoas menos atraentes quanto para as mais atraentes," detalhou Lewis.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Beyond the beauty of occlusion: medical masks increase facial attractiveness more than other face coverings
Autores: Oliver Hies, Michael B. Lewis
Publicação: Cognitive Research Principles and Implications
Vol.: 7, Article number: 1
DOI: 10.1186/s41235-021-00351-9
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Auto-imagem

Relacionamentos

Cuidados com a Pele

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2022 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.