02/01/2013

Motivação e hábitos de estudo importam mais que QI

Redação do Diário da Saúde
Motivação e hábitos de estudo importam mais na escola que QI
A motivação e as habilidades para estudar são os fatores mais importantes em termos do crescimento dos alunos - a sua curva de aprendizagem, ou a a capacidade de aprender.
[Imagem: Wikipedia]

Motivação, não raciocínio

Há poucos dias, cientistas afirmaram ter desbancado de vez o mito dos testes de QI, ou quociente de inteligência.

Os cientistas sempre consideraram que a inteligência - conforme medida pelos indicadores de QI - está fortemente associada com o desempenho em matemática.

Mas um outro estudo mostrou que não é o quão inteligente os alunos são, mas o quanto eles estão motivados que determina suas notas de matemática.

O que os pesquisadores agora demonstraram é que isso é válido apenas no desenvolvimento inicial de competência sobre o assunto, ou seja, somente nos primeiros anos de escola.

Curva de aprendizagem

A motivação e as habilidades para estudar são os fatores mais importantes em termos do crescimento dos alunos - a sua curva de aprendizagem, ou a a capacidade de aprender.

Os alunos que apresentaram o maior desenvolvimento ao longo de cinco anos na escola foram aqueles que:

  • sentiam-se competentes;
  • estavam intrinsecamente motivados;
  • usavam habilidades como resumir, explicar e fazer conexões com outras matérias, e
  • evitavam o "decoreba".

Educar para a educação

Reforçando as conclusões do estudo sobre o mito do QI, os novos resultados não encontraram nenhuma relação entre o desenvolvimento em matemática em longo dos anos na escola e o nível de inteligência aferido pelos testes de quociente de inteligência.

"Nosso estudo sugere que a competência dos alunos para aprender matemática envolve fatores que podem ser cultivados por meio da educação", explicou Kou Murayama, da Universidade da Califórnia (EUA).

"Programas educacionais com foco na motivação dos alunos e nas habilidades de estudar podem ser uma forma importante de promover a sua competência em matemática, bem como em outras matérias," disse o pesquisador.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Educação

Memória

Mente

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.