23/09/2021

Quem já teve covid-19 também deve se vacinar, dizem cientistas

Com informações da Nature

Já teve covid? Vacine-se também

Mesmo se você já teve covid-19, ainda vale a pena tomar a vacina.

Esta é a conclusão que acaba de ser anunciada por uma equipe internacional de pesquisadores que analisaram os anticorpos presentes em pessoas vacinadas e não vacinadas, já infectadas ou não.

Fabian Schmidt e seus colegas da Universidade Rockefeller (EUA) cruzaram os dados para ver se o vírus SARS-CoV-2 era neutralizado por anticorpos de pessoas que foram vacinadas, pessoas que foram infectadas e pessoas que foram vacinadas e infectadas.

Para testar de fato esses anticorpos, a equipe desenvolveu uma versão da proteína espícula do vírus, dotando-a de 20 mutações específicas para aumentar a probabilidade de que esses vírus experimentais escapassem da resposta imunológica de cada voluntário.

Os resultados mostraram que as pessoas que foram vacinadas, ou que haviam tido covid-19, não eram mais capazes de neutralizar essa proteína espícula "reforçada".

Mas as pessoas que haviam sido infectadas previamente, e posteriormente vacinadas, tinham anticorpos capazes de neutralizá-la.

Como ser infectado com covid-19 não é algo que se recomende, os pesquisadores sugerem que é importante que todas as pessoas se vacinem, mesmo se já tiverem sido infectadas.

Além disso, a equipe recomenda novos estudos para avaliar se doses de reforço da vacina podem criar a mesma resposta ampla em indivíduos que nunca foram infectados.

Eles também afirmam que essa superproteína espícula que eles criaram para a pesquisa, pode ser usada para criar vacinas que ampliam a resposta imunológica.

Checagem com artigo científico:

Artigo: High genetic barrier to SARS-CoV-2 polyclonal neutralizing antibody escape
Autores: Fabian Schmidt, Yiska Weisblum, Magdalena Rutkowska, Daniel Poston, Justin Da Silva, Fengwen Zhang, Eva Bednarski, Alice Cho, Dennis J. Schaefer-Babajew, Christian Gaebler, Marina Caskey, Michel C. Nussenzweig, Theodora Hatziioannou, Paul D. Bieniasz
Publicação: Nature
DOI: 10.1038/s41586-021-04005-0
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vacinas

Vírus

Sistema Imunológico

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.