21/03/2024

Sensor portátil faz exame de urina em casa para câncer, gota e Parkinson

Com informações da Agência Fapesp
Sensor portátil faz exame de urina em casa para doenças como câncer, gota e Parkinson
Autoteste rápido de biomarcadores urinários com sensor sustentável, sem fio e portátil para diagnóstico da condição de saúde.
[Imagem: Paulo Raymundo-Pereira/USP]

Sensor de baixo custo

Um sensor desenvolvido por pesquisadores das universidades de São Paulo (USP) e Federal de Viçosa (UFV) promete facilitar a vida de pacientes que necessitam monitorar com frequência biomarcadores na urina - por exemplo, aqueles que sofrem de gota e têm de controlar os níveis de ácido úrico.

O dispositivo é capaz de fornecer essas informações de forma rápida e em casa, bastando conectá-lo ao celular, onde um aplicativo fornece os resultados.

Com custo de produção inferior a R$ 0,50, o teste consiste em uma tira de material flexível, que é o sensor propriamente dito, ligado a eletrodos para coletar as medições. Integrado a um analisador portátil, o sensor mede um amplo espectro de biomarcadores moleculares.

O resultado, mostrado em um aparelho móvel (celular, laptop ou tablet) por meio de comunicação sem fio (bluetooth) sai em apenas três minutos após a colocação de gotas de urina, sem a necessidade de passar a amostra por etapas prévias de pré-tratamento.

Exame em casa

Os primeiros testes de demonstração analisaram níveis de ácido úrico e dopamina na urina. O primeiro tem sido considerado um biomarcador para várias doenças, incluindo hiperuricemia, síndrome de Fanconi, gota, câncer, síndrome de Lesch-Nyhan e disfunção renal, além de estresse físico e riscos elevados de diabetes tipo 2 com alta gravidade e complicações.

Já a dopamina é um importante neuromodulador com funções vitais nos sistemas nervoso central, renal, hormonal e cardiovascular. Níveis anormais podem indicar distúrbios neurológicos e psiquiátricos, incluindo esquizofrenia, depressão, vício, doença de Alzheimer e Parkinson.

O desempenho analítico do sensor foi considerado comparável ao método padrão-ouro (um kit usado em laboratórios de análises clínicas).

"A integração de sensores químicos eletrônicos com dispositivos portáteis permite monitorar continuamente e remotamente os principais sinais vitais, níveis de metabólitos e biomarcadores dos pacientes em tempo real para apoiar a saúde e o bem-estar," disse o professor Paulo Pereira do Instituto de Física de São Carlos. "A ideia é que nosso dispositivo seja utilizado para fornecer informações sobre um estado de saúde individual em níveis moleculares, abrindo caminho para uma ampla gama de monitoramento personalizado, análise descentralizada, aplicações diagnósticas e terapêuticas, potencial que ficou claro com a popularização dos autotestes de covid-19 durante a pandemia."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Flexible and sustainable printed sensor strips for on-site, fast decentralized self-testing of urinary biomarkers integrated with a portable wireless analyzer
Autores: Nathalia O. Gomes, Samiris Côcco Teixeira, Marcelo L. Calegaro, Sergio A.S. Machado, Nilda de Fátima Ferreira Soares, Taíla Veloso de Oliveira, Paulo A. Raymundo-Pereira
Publicação: Chemical Engineering Journal
DOI: 10.1016/j.cej.2023.144775
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Exames

Sensores

Diagnósticos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.