29/02/2024

Tintas de tatuagem contêm ingredientes não listados no rótulo

Redação do Diário da Saúde
Tintas de tatuagem contêm ingredientes não listados no rótulo
Os produtos químicos listados nos rótulos das tintas de tatuagem geralmente não correspondem ao que realmente está no frasco.
[Imagem: ohsarahrose/CC BY-SA 2.0]

Componentes não listados no rótulo

Parece que não basta se preocupar com a higiene dos instrumentos usados para fazer aquela tatuagem da moda: Há algum tempo, pesquisadores da área de saúde têm se preocupado com os ingredientes das tintas de tatuagem, além da presença de nanopartículas potencialmente perigosas nessas tintas.

Agora, Kelli Moseman e colegas das universidades de Binghamton e Nova York descobriram que também não dá para confiar nos rótulos das tintas de tatuagem: Os produtos químicos listados nos rótulos dos frascos de tinta geralmente não correspondem ao que realmente está presente nas tintas.

Os pesquisadores analisaram as tintas de tatuagem de nove fabricantes nos Estados Unidos e compararam seu conteúdo real com o rótulo. Os fabricantes variavam desde grandes empresas globais até pequenos produtores; foram analisadas tintas de seis cores.

Das 54 tintas analisadas, 45 delas - 90% - apresentavam grandes discrepâncias com o conteúdo listado no rótulo, incluindo pigmentos diferentes dos listados ou aditivos não listados. Mais da metade continha polietilenoglicol não listado, que pode causar danos aos órgãos por exposição repetida, enquanto 15 continham propilenoglicol, um potencial alérgeno.

Outros contaminantes incluíram um antibiótico comumente usado para tratar infecções do trato urinário e 2-fenoxietanol, que representa riscos potenciais à saúde de lactentes.

Riscos das tatuagens

Os pesquisadores destacam a falta de pesquisas científicas sobre as implicações das tatuagens em termos de segurança à saúde. As reações alérgicas são o resultado negativo mais comum e podem ser persistentes, dolorosas e até desfigurantes, afirmam eles. Os pigmentos vermelhos são um problema específico, embora a ciência ainda não tenha determinado o porquê.

Os riscos potenciais associados às tatuagens geralmente concentram-se no câncer de pele e nos próprios pigmentos, mas os aditivos também podem causar riscos, incluindo alguns além da pele. Se um cliente começar a desenvolver problemas relacionados à tatuagem semanas ou mesmo anos depois, ingredientes não listados podem dificultar a compreensão de qual reação está acontecendo e por quê.

"Esperamos que os fabricantes aproveitem isto como uma oportunidade para reavaliar os seus processos, e que os artistas e clientes aproveitem isto como uma oportunidade para pressionar por uma melhor rotulagem e fabricação," disse o professor John Swierk.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Whats in My Ink: An Analysis of Commercial Tattoo Ink on the US Market
Autores: Kelli Moseman, Ahshabibi Ahmed, Alexander Ruhren, John R. Swierk
Publicação: Analytical Chemistry
DOI: 10.1021/acs.analchem.3c05687
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Cuidados com a Pele

Contaminação

Higiene Pessoal

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.