24/03/2019

Tuberculose tem tratamento garantido e gratuito

Com informações da Agência Brasil e Ministério da Saúde
Tuberculose tem tratamento garantido e gratuito
A tuberculose pulmonar é a mais comum em todo o mundo. Entre os sintomas, o principal é a tosse persistente.
[Imagem: Ministério da Saúde/Divulgação]

Tuberculose no mundo

Quase 4.500 pessoas em todo o planeta morrem todos os dias de tuberculose, o que a torna a doença infecciosa mais mortal do mundo. Os dados mostram ainda que 30 mil pessoas são acometidas pela tuberculose todos os dias.

De acordo com a OMS, esforços globais para combater a doença salvaram 54 milhões de vidas desde o ano 2000 e reduziram a mortalidade em 42%.

A entidade reforça a urgência de colocar em prática compromissos assumidos por líderes globais para combater a tuberculose, como ampliar o acesso à prevenção e ao tratamento, garantir financiamento sustentável, inclusive para pesquisas, e promover o fim do estigma e da discriminação.

Tuberculose no Brasil

Em 2017, o Brasil registrou 34,8 casos de tuberculose por 100 mil habitantes. Foram anotados ainda 4.534 óbitos pela doença, resultando em um coeficiente de mortalidade de 2,2 mortes por 100 mil habitantes.

O país, de acordo com o Ministério da Saúde, atingiu os chamados Objetivos do Milênio de combate à tuberculose, que previam reduzir, até 2015, o coeficiente de incidência e de mortalidade da doença em 50% quando comparado aos resultados de 1990. Em 2018, entretanto, houve 72,8 mil casos novos no país.

"Apesar de ter avançado, o brasileiro deve ficar sempre alerta," destacou o ministério, ao reforçar a importância de se começar o tratamento o quanto antes. A terapia de combate à tuberculose está disponível gratuitamente em unidades públicas de saúde e mantê-la até o final é essencial para atingir a cura da doença. O que é a tuberculose

Sintomas e tratamentos

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges, membranas que envolvem o cérebro.

Os sinais e sintomas mais frequentes incluem tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue, cansaço excessivo e prostração, febre baixa geralmente no período da tarde, suor noturno, falta de apetite, emagrecimento acentuado e rouquidão.

A tuberculose pulmonar é a mais comum em todo o mundo. Entre os sintomas, o principal é a tosse persistente, com ou sem catarro. Mas, é preciso reparar no emagrecimento sem causa aparente, na febre baixa no final do dia e no suor excessivo durante a noite. Também pode haver cansaço intenso e a falta de vontade para atividades cotidianas.

No Brasil, tanto o diagnóstico quanto o tratamento da tuberculose estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Os medicamentos para tratar a doença não podem ser encontrados à venda em farmácias. O tratamento das formas sensíveis da tuberculose dura no mínimo seis meses, com medicação diária. E o tratamento das formas resistentes é feito em unidades de referência, e duram de 18 a 24 meses.

A vacina BCG, prevista no Calendário Nacional de Vacinação e aplicada em crianças ao nascer (ou até os 4 anos, se nunca tiver sido vacinada), previne as formas graves da doença.


Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde Pública

Sistema Circulatório

Infecções

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2018 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.