08/08/2023

Voluntariado protege idosos contra demência

Redação do Diário da Saúde
Voluntariado protege idosos contra demência
O voluntariado também foi associado a uma tendência de menor declínio cognitivo.
[Imagem: UC Davis Health]

Voluntariado contra a demência

Atuar como voluntário na terceira idade mostrou uma significativa associação com uma melhor função cognitiva - especificamente, uma melhor função executiva e melhor memória episódica.

Atividades voluntárias - como ajudar em organizações educacionais, religiosas, relacionadas à saúde ou outras organizações de caridade - permitem que os idosos sejam mais ativos fisicamente, aumentem a interação social e forneçam estimulação cognitiva que pode proteger o cérebro.

Os pesquisadores examinaram os hábitos de voluntariado entre uma população étnica e racialmente diversa de 2.476 idosos, com idade média de 74 anos e incluindo 48% de negros, 20% de brancos, 17% de asiáticos e 14% de latinos.

Um total de 1.167 (43%) dos participantes relataram ter-se voluntariado no ano passado.

Os pesquisadores descobriram que o voluntariado está associado a melhores pontuações iniciais em testes de função executiva e memória episódica verbal. As pontuações mantiveram-se mesmo após o ajuste para idade, sexo, educação, renda, efeitos da prática e modo de entrevista (telefone versus pessoalmente).

"O voluntariado pode ser importante para uma melhor cognição na velhice e pode servir como uma intervenção simples em todos os adultos mais velhos para proteger contra o risco de doença de Alzheimer e demências associadas," disse Yi Lor, pesquisador da Universidade da Califórnia em Davis. "Nossos próximos passos serão examinar se o voluntariado protege contra o comprometimento cognitivo e como a saúde física e mental pode afetar esse relacionamento."

O voluntariado também foi associado a uma tendência de menor declínio cognitivo ao longo do tempo de acompanhamento, de 1,2 ano, mas essa associação não alcançou significância estatística.

"Esperamos que esses novos dados encorajem indivíduos de todas as idades e origens a se envolverem no voluntariado local - não apenas para beneficiar suas comunidades, mas potencialmente sua própria saúde cognitiva e cerebral," disse Donna McCullough, da Associação do Alzheimer dos EUA.

Checagem com artigo científico:

Artigo: The association of late-life volunteering with cognitive function and cognitive decline in the KHANDLE and STAR cohorts
Autores: Yi Lor
Publicação: Proceedings of th Alzheimer’s Association International Conference 2023
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Voluntariado

Mente

Cérebro

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.