02/03/2018

Pessoas compram água engarrafada... por medo de morrer

Redação do Diário da Saúde
Pessoas compram água engarrafada... por medo de morrer
As águas engarrafadas são vendidas como símbolo de status.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Garrafas como promessa de vida

O medo de morrer desempenha um papel fundamental no ato de comprar água engarrafada - também conhecidas como "água mineral", embora o termo nem sempre se aplique -, mesmo quando a pessoa sabe que o produto pode não ser bom para elas ou para o planeta.

Segundo uma equipe da Universidade de Waterloo (Canadá), a maioria das campanhas publicitárias de água engarrafada visa uma vulnerabilidade psicológica profunda nos seres humanos, induzindo-os a comprar e a consumir produtos específicos.

Os anúncios de água engarrafada, especificamente, provocam o nosso medo mais subconsciente.

"Os anúncios de água engarrafada jogam com nossos maiores medos de duas formas importantes. Nossos medos de morrer nos fazem querer evitar riscos e, para muitas pessoas, a água engarrafada parece de alguma forma mais segura, mais pura ou controlada. Também há uma força subconsciente mais profunda agindo aqui, uma que atende ao nosso desejo de imortalidade," disse a pesquisadora Stephanie Cote.

Ela e seus colegas chegaram a essa conclusão utilizando a Teoria da Gestão do Terror. Os cientistas que defendem essa teoria argumentam que os esforços das pessoas para reprimir o medo consciente e inconsciente da morte geram defesas específicas que influenciam comportamentos como escolhas de consumo, acumulação de riqueza e a segurança de um status.

Campanhas contra água engarrafada

Analisando dados extraídos das campanhas publicitárias e propagandas de água engarrafada, sites, fotografias e vídeos, Cote e seus colegas afirmam ter desvendado os significados implícitos e explícitos nas mensagens.

Eles também examinaram como as campanhas contra a água engarrafada têm dificuldade em competir com mensagens corporativas que tentam vender o produto.

Essas campanhas estão tentando mostrar que, assim como o tabaco atinge a saúde das pessoas, a indústria de água engarrafada atinge a saúde do planeta, disseminando plásticos dificilmente recicláveis - Você compraria água em uma garrafa reciclada, por exemplo? Além disso, enquanto a água de torneira chega até as pessoas por um encanamento que dura décadas, a água engarrafada usa derivados do petróleo na sua fabricação e transporte até os supermercados e depois novamente da casa dos consumidores até os lixões, onde podem ficar por séculos.

"Nossos resultados demonstram que as campanhas corporativas apelam para pessoas que medem seu valor pessoal por sua aparência física, níveis físicos, riqueza material e financeira e status. Os anúncios de água em garrafa baseiam-se fortemente na valorização de marcas, celebridades e sentimentos de bem-estar que desencadeiam nossas identidades de grupo e nosso patriotismo.

"Se as organizações públicas e não-governamentais estiveram interessadas em promover os benefícios dos sistemas municipais de água potável, elas precisarão usar novas táticas que sejam mais emocionais e falar sobre mais do que simplesmente os benefícios financeiros, éticos e ambientais da água da torneira," disse a professora Sarah Wolfe, coautora da análise.

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