17/11/2023

Qualquer atividade é melhor para o coração do que ficar sentado - até mesmo dormir

Redação do Diário da Saúde
Qualquer atividade é melhor para o coração do que ficar sentado - até mesmo dormir
Há muita discussão no meio científico sobre quantos passos diários de caminhada são necessários para viver mais, mas um estudo recente indicou que não adianta caminhar mais do que 6km por dia.
[Imagem: Daniel Reche/Pixabay]

Levante-se, seu coração agradece

Se você ainda não tem certeza de quantos passos deve dar por dia, saiba que substituir a posição sentada por apenas alguns minutos de exercício moderado por dia melhora tangivelmente a saúde do coração.

Joanna Blodgett e seus colegas do Colégio Universitário de Londres (Inglaterra) analisaram dados de seis experimentos científicos abrangendo 15.246 pessoas de cinco países, para ver como o comportamento de movimento ao longo do dia está associado à saúde cardíaca, medida por seis indicadores. Cada participante usou um dispositivo vestível na coxa para medir sua atividade durante as 24 horas do dia e teve sua saúde cardíaca medida.

Os pesquisadores identificaram uma hierarquia de comportamentos que compõem um dia típico de 24 horas, com o tempo gasto em atividades moderadas a vigorosas proporcionando o maior benefício à saúde do coração, seguido por atividades leves, em pé e dormindo - em comparação com o impacto adverso do comportamento sedentário.

A equipe então modelou o que aconteceria se um indivíduo mudasse várias quantidades de um comportamento para outro todos os dias durante uma semana, para estimar o efeito na saúde cardíaca.

Acelere o coração

Ao substituir o comportamento sedentário, apenas cinco minutos de atividade moderada a vigorosa tiveram um efeito notável na saúde cardiovascular - as doenças cardiovasculares se referem a todas as doenças do coração e da circulação.

Por exemplo, para uma mulher de 54 anos com um IMC (índice de massa corporal) médio de 26,5, uma mudança de 30 minutos traduziu-se em uma diminuição de 0,64 no IMC, o que representa uma diferença de 2,4%. Substituir 30 minutos diários de tempo sentado por atividade física moderada ou vigorosa também pode se traduzir em uma diminuição de 2,5 cm (2,7%) na circunferência da cintura ou em uma diminuição de 1,33 mmol/mol (3,6%) na hemoglobina glicada - uma medida dos níveis de açúcar no sangue usada para indicar diabetes.

"A grande conclusão da nossa pesquisa é que, embora pequenas mudanças na forma como você se move possam ter um efeito positivo na saúde do coração, a intensidade do movimento é importante. A mudança mais benéfica que observamos foi substituir a posição sentada por atividades moderadas a vigorosas - que podem ser uma corrida, uma caminhada rápida ou subir escadas - basicamente qualquer atividade que aumente a frequência cardíaca e faça você respirar mais rápido, mesmo que por um ou dois minutos," disse a Dra Joanna.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Device-measured physical activity and cardiometabolic health: the Prospective Physical Activity, Sitting, and Sleep (ProPASS) consortium
Autores: Joanna M. Blodgett, Matthew N. Ahmadi, Andrew J. Atkin, Sebastien Chastin, Hsiu-Wen Chan, Kristin Suorsa, Esmee A. Bakker, Pasan Hettiarcachchi, Peter J. Johansson, Lauren B. Sherar, Vegar Rangul, Richard M. Pulsford, Gita Mishra, Thijs M. H. Eijsvogels, Sari Stenholm, Alun D. Hughes, Armando M. Teixeira-Pinto, Ulf Ekelund, I Min Lee, Andreas Holtermann, Annemarie Koster, Emmanuel Stamatakis, Mark Hamer
Publicação: European Heart Journal
Vol.: ehad717
DOI: 10.1093/eurheartj/ehad717
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Atividades Físicas

Coração

Sono

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.