02/09/2025

Sensor faz diagnóstico de diabetes e pré-diabetes pelo hálito

Redação do Diário da Saúde
Sensor faz diagnóstico de diabetes e pré-diabetes pelo hálito
O sensor pode ajudar a diagnosticar diabetes e pré-diabetes em poucos minutos, sem sair de casa e usando apenas uma amostra de respiração.
[Imagem: Larry Cheng/Penn State]

Sensor para detectar diabetes

Estimativas médicas dão conta de que um a cada cinco pacientes portadores de diabetes não sabe que tem a doença - e, portanto, não recebem nenhum tratamento.

Para facilitar as coisas, atendendo a qualquer pessoa que tenha antecedentes na família ou que simplesmente queira checar sua condição, pesquisadores desenvolveram um pequeno sensor que consegue diagnosticar diabetes e pré-diabetes em poucos minutos usando apenas uma amostra da respiração - sem precisar ir ao médico ou ao laboratório.

Os métodos diagnósticos atuais tipicamente checam a glicose em amostras de sangue ou suor, mas o novo sensor detecta níveis de acetona no hálito. Embora o hálito de todos contenha acetona como subproduto da queima de gordura, níveis de acetona acima de cerca de 1,8 partes por milhão indicam diabetes.

"Embora tenhamos sensores capazes de detectar glicose no suor, eles exigem que induzamos o suor por meio de exercícios, produtos químicos ou sauna, o que nem sempre é prático ou conveniente," disse o professor Hyanyu Cheng, da Universidade do Estado da Pensilvânia (EUA). "Este sensor requer apenas que você expire em uma bolsa, mergulhe o sensor e aguarde alguns minutos para obter os resultados."

O protótipo usado nestes primeiros testes em pequena escala exige que a pessoa respire diretamente em um saco, para evitar a interferência de fatores como o fluxo de ar no ambiente. O próximo passo será aprimorar o sensor para que ele possa ser usado diretamente sob o nariz ou fixado na parte interna de uma máscara, já que o gás pode ser detectado na condensação do ar exalado.

Outra ideia é ampliar o uso do sensor para detectar outras condições médicas. "Se pudermos entender melhor como os níveis de acetona na respiração mudam com a dieta e o exercício, da mesma forma que vemos flutuações nos níveis de glicose dependendo de quando e de o que uma pessoa come, seria uma oportunidade muito interessante de usar isto para aplicações de saúde além do diagnóstico de diabetes," disse Cheng.

Checagem com artigo científico:

Artigo: ZnO/LIG nanocomposites to detect acetone gas at room temperature with high sensitivity and low detection limit
Autores: Li Yang, Wenyuan Fu, Ya Wang, Zhida Wang, Longbiao Mao, Luxiang Xu, Chengpeng Yao, Hongyu Zhang, Sisi Chen, Hui Zhang, Huanyu Cheng
Publicação: Chemical Engineering Journal
DOI: 10.1016/j.cej.2025.164857
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sensores

Diagnósticos

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2025 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.