02/06/2020

Descoberta proteína cerebral que pode frear doença de Alzheimer

Redação do Diário da Saúde
Descoberta proteína cerebral que pode retardar doença de Alzheimer
O próximo passo será testar a técnica em primatas.
[Imagem: Alessandra Cadete Martini et al. - 10.1073/pnas.1914088116]

Proteína contra Alzheimer

Cientistas espanhóis afirmam ter dado um passo gigantesco na luta contra a doença de Alzheimer.

Eles descobriram que uma proteína cerebral chamada TOM 1 pode interromper a progressão da doença - TOM é uma sigla para Target of Myb, ou alvo do Myb, por sua vez um gene presente em animais e plantas.

A equipe, trabalhando com modelos animais, verificou que a redução da proteína TOM-1 piora a patologia, incluindo danos cognitivos e um aumento nos processos pró-inflamatórios associados à doença de Alzheimer.

Invertendo as coisas, e usando a mesma abordagem metodológica - vírus geneticamente modificados para interferir com o gene -, o aumento dos níveis dessa proteína traz melhoras cognitivas, reduzindo a progressão dos sintomas do Alzheimer.

"Há alguns anos, há uma linha de pesquisa relevante para determinar o papel dos processos inflamatórios no desenvolvimento de diferentes doenças neurodegenerativas, incluindo a doença de Alzheimer, na qual esses processos são crônicos e citotóxicos para os neurônios," explicou o professor David Baglietto, da Universidade de Málaga.

Os especialistas propõem restaurar os níveis de TOM-1 para reverter os sintomas, o que poderá se constituir em uma nova via terapêutica para esta doença.

O próximo passo será testar a abordagens em primatas não-humanos.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Amyloid-beta impairs TOM1-mediated IL-1R1 signaling
Autores: Alessandra Cadete Martini, Angela Gomez-Arboledas, Stefania Forner, Carlos J. Rodriguez-Ortiz, Amanda McQuade, Emma Danhash, Jimmy Phan, Dominic Javonillo, Jordan-Vu Ha, Melanie Tram, Laura Trujillo-Estrada, Celia da Cunha, Rahasson R. Ager, Jose C. Davila, Masashi Kitazawa, Mathew Blurton-Jones, Antonia Gutierrez, David Baglietto-Vargas, Rodrigo Medeiros, Frank M. LaFerla
Publicação: Proceedings of the National Academy of Sciences
Vol.: 15;116(42):21198-21206
DOI: 10.1073/pnas.1914088116
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Neurociências

Cérebro

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.