Texto pesquisado:
biologia
A terapia com plasma, sem contato e indolor, matou as bactérias multirresistentes em laboratório e em situações reais de infecções.Leia mais.
Uma das formas mais simples de tentar descobrir se um determinado gene controla outro é calculando a correlação entre eles. Só que demora.Leia mais.
A Síndrome de Marfan inclui alongamento das mãos e pernas, desvio da coluna, deformidade torácica e problemas cardíacos e oculares.Leia mais.
A pesquisa mostrou resultados intrigantes quando foi estudada a relação do sono com fumo, álcool, baladas, assistir televisão e praticar atividades físicas. Leia mais.
Bactérias geneticamente modificadas podem produzir antibióticos, biocombustíveis ou até hidrogênio.Leia mais.
O acará disco produz um muco que, segundo os pesquisadores, é rico em nutrientes e tem função similar ao leite materno nos mamíferos. Leia mais.
Disfunção erétil, obesidade, diabetes, estresse e maior suscetibilidade para contrair doenças são alguns dos problemas dos distúrbios de sono.Leia mais.
Muitos especialistas relativizam a possibilidade das superbactérias se tornarem uma calamidade global, mas advertem para sua rápida proliferação. Leia mais.
Uma mudança fundamental no entendimento de como o corpo combate infecções virais pode auxiliar a combater as doenças causadas pelos vírus.Leia mais.
A partir do sexto mês de vida, crianças nutridas somente com leite materno precisam também passar a se alimentar com alimentos sólidos preparados em casa. Leia mais.
O nosso corpo apresenta diversos ritmos biológicos, desde a secreção de um hormônio até um comportamento, como o sono e a vigília.Leia mais.
As periodontites crônicas graves podem alterar o perfil lipídico dos seus portadores e levar a eventos coronários agudos.Leia mais.
Existe o consenso de que as crianças devem tomar leite, desde que não apresentem hipersensibilidade. E os adultos?Leia mais.
Pesquisadores brasileiros desenvolveram uma técnica para o transplante da membrana amniótica, retirada da placenta, para a reparação da superfície ocular. Leia mais.
O jogo permite que os estudantes entendam, de forma lúdica, como os cientistas construíram alguns conceitos fundamentais relacionados às células. Leia mais.
As esponjas não têm defesas físicas, por isso elas têm necessidade de defesas químicas.Leia mais.
Disfunção erétil, obesidade, diabetes, estresse e maior suscetibilidade para contrair doenças são algumas das consequências dos problemas de sono.Leia mais.
Bactérias idênticas cultivadas em um mesmo ambiente adotam diferentes estratégias de adaptação.Leia mais.
É um alvo para o desenvolvimento de novos medicamentos e vacinas que tenham esse tipo de microrganismo como agente causador.Leia mais.
A descoberta gerou a criação de um novo subgrupo para a enfermidade - o da epilepsia mesial temporal familiar. Leia mais.
Se a embalagem a vácuo apresentar nem que seja apenas uma bolhinha de gás, não deve ser levada para casa.Leia mais.
O pesquisador elaborou ainda uma lista com os 10 mandamentos do estilo de vida Mediterrâneo, incluindo o que se deve e o que não se deve fazer. Leia mais.
Quanto mais precoce o consumo de uma droga de abuso, mais o indivíduo se torna vulnerável à dependência, segundo pesquisa realizada na USP. Leia mais.
Estudo brasileiro comprova que células do sangue menstrual são uma alternativa às tradicionais células-troncos da medula óssea. Leia mais.
Determinados ácidos graxos poli-insaturados inibem a proliferação dos tumores e induzem à morte celular.Leia mais.
Na história da medicina, grandes descobertas foram realizadas e milhões de mortes evitadas graças à utilização dos animais. Mas isso começa a mudar.Leia mais.
O tabagismo é a principal causa de morte evitável e fator de risco para seis das oito doenças que mais matam.Leia mais.
"A química encontrada nesses ambientes é diferenciada e muito mais diversificada".Leia mais.
A descoberta dessa propriedade do barbatimão pode significar um antídoto quase 50% mais barato do que o soro antiofídico usado atualmente. Leia mais.
Cientistas descobriram que a dependência, que acomete apenas um pequeno número de pessoas que usam drogas, é causada por uma perda de plasticidade no cérebro. Leia mais.
Começa a ser automatizado método considerado mais sensível para o diagnóstico parasitológico das fezes.Leia mais.
A descoberta terá grande impacto sobre os medicamentos, tanto na comercialização quanto no seu futuro.Leia mais.
A ausência de anticorpos no sistema nervoso central seria uma das razões por que nervos danificados nessas áreas não são reparados naturalmente.Leia mais.
Cientistas desenvolveram uma vacina da gripe que é um passo rumo a uma vacina universal, que, no futuro, poderá eliminar a necessidade de vacinas sazonais. Leia mais.
Se for concedida a patente da primeira forma de vida criada artificialmente, seu criador terá monopólio sobre amplo campo da engenharia genética.Leia mais.
Os cientistas chamaram-na de "célula sintética", embora a célula que recebe o genoma seja uma célula natural, não sintetizada pelo homem.Leia mais.
No órgão presente nas narinas há neurônios específicos para detectar as moléculas que induzem ao medo.Leia mais.
A presença de um gene específico estimula a produção de linfócitos T, o que faz com que algumas pessoas não desenvolvam Aids, mesmo expostas ao vírus HIV. Leia mais.
A manipulação genética do embrião de um peixe fez com que o animal crescesse com o corpo de uma espécie e o cérebro semelhante ao de outra espécie. Leia mais.
Restringir a ingestão de calorias pode prolongar e melhorar a vida e ainda garantir uma velhice mais feliz.Leia mais.
A descoberta é uma espécie de "caminho do meio" entre a explicação da doença por questões estritamente fisiológicas e ambientais.Leia mais.
A tecnologia mapeia marcadores moleculares específicos dos vasos localizados em órgãos, tumores ou mesmo em gordura. Leia mais.
Quais são os agentes infecciosos mais comuns nos hospitais brasileiros? Como as infecções se distribuem pelas regiões do país?Leia mais.
Quinze minutos. Este é o tempo que um paciente deverá esperar para saber se está contaminado pela bactéria leptospira, o agente causador da leptospirose. Leia mais.
O barbeiro é o único inseto que transmite a doença pelas fezes. E é essa singularidade que está ajudando a entender o processo.Leia mais.
Integrando dados de uma variedade sem precedentes de amostras de tecido humano, cientistas europeus elaboraram o primeiro mapa global da expressão gênica. Leia mais.
Do ponto vista dos sintomas, ansiedade e depressão estão em polos opostos do comportamento.Leia mais.
É um verdadeiro balde de água fria no chamado "genismo", que apregoa os "genes disso" ou "gene daquilo". Leia mais.
A pesquisa mostra a importância da presença das proteínas na dieta e alerta para os problemas que a deficiência desses nutrientes pode causar.Leia mais.
Um gene tanto pode proteger contra o desenvolvimento da doença de Alzheimer quanto promovê-lo, dependendo do nível desse gene no cérebro. Leia mais.
Mais resultados >>