09/12/2021

CoronaVac pode ser adaptada à variante ômicron em três meses

Com informações da Agência Fapesp
CoronaVac pode ser adaptada à variante ômicron em três meses
O anúncio foi feito durante evento realizado pelo Instituto Butantan, que produz a vacina no Brasil em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac Biotech.
[Imagem: Instituto Butantan]

Ômicron

Uma nova versão da vacina CoronaVac que seja efetiva contra a recente variante ômicron do SARS-CoV-2 poderá estar disponível em até três meses.

Inicialmente serão feitos testes in vitro de anticorpos neutralizantes contra a nova cepa induzidos pela vacina, que devem ser concluídos em até duas semanas.

"Temos capacidade de fazer 2 mil ensaios por dia para detecção de anticorpos neutralizantes contra múltiplos vírus", afirmou Yaling Hu, coordenadora dos estudos sobre a vacina na China, durante a abertura de um seminário virtual promovido pelo Instituto Butantan - a instituição produz o imunizante no Brasil em parceira com a indústria farmacêutica chinesa Sinovac Biotech.

Se os testes forem bem-sucedidos, uma fórmula da vacina efetiva contra a ômicron será avaliada em testes clínicos com pacientes de diferentes faixas etárias, estabelecendo cronogramas de imunização e intervalos de tempo de aplicação de uma eventual dose de reforço.

"A capacidade de fornecimento da vacina contra a ômicron pode ser de cerca de 1 a 1,5 bilhão de doses por ano," acrescentou Hu.

Estudo da covid em Serrana

Durante o evento foram apresentados os últimos resultados de eficácia e segurança do imunizante contra a covid-19 e os fundamentos científicos do Projeto S, realizado na cidade de Serrana (SP).

A efetividade da CoronaVac foi de 80,5% contra casos sintomáticos, 95% contra hospitalizações e 94,9% contra óbitos.

A imunidade coletiva contra casos sintomáticos foi atingida com 52% da população adulta da cidade vacinada.

"A partir da 13ª semana do estudo, quando 52% da população já tinha sido vacinada, começamos a observar uma redução significativa dos casos sintomáticos que perdurou até o final da pesquisa. Isso demonstra que, com 52% da população completamente vacinada, Serrana atingiu a imunidade coletiva," informou o professor Marcos Borges, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vacinas

Vírus

Desenvolvimento de Medicamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.