30/09/2021

Por que algumas pessoas têm defesas naturais contra a covid-19?

Redação do Diário da Saúde
Cientistas descobrem porque algumas pessoas têm defesas naturais contra a covid-19
Pacientes com covid-19 hospitalizados com a forma "ruim" do OAS1 tiveram resultados clínicos piores.
[Imagem: Arthur Wickenhagen et al. - 10.1126/science.abj3624]

Prenilação

Pesquisadores da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e da Universidade de Glasgow (Escócia) descobriram informações importantes sobre as defesas antivirais naturais humanas contra o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19.

A pesquisa lança uma nova luz sobre por que algumas pessoas são naturalmente mais resistentes a infecções graves por SARS-CoV-2 - e como, no futuro, o coronavírus pode superar essa resistência se as pessoas não se vacinarem.

A equipe descobriu que algumas pessoas têm uma versão de um gene, chamado OAS1, que inibe fortemente o SARS-CoV-2.

Enquanto grande parte da população expressa uma versão desse gene que não detecta o SARS-CoV-2, sofrendo mais com a infecção, algumas pessoas expressam uma versão mais protetora do gene OAS1.

Os pesquisadores chamam essa versão protetora de "prenilada".

Dentro das células, os coronavírus se escondem e se replicam dentro de vesículas revestidas de gordura. A prenilação é a adição de uma única molécula de gordura a uma proteína - e é essa diferença que permite ao OAS1 prenilado procurar o vírus invasor e soar o alarme para o sistema imunológico, deixando a pessoa menos suscetível a formas graves da covid-19.

Gene protetor

Em pacientes hospitalizados, a expressão da versão prenilada do gene foi associada à proteção contra a covid-19 grave, o que sugere que essa defesa antiviral é o principal componente de uma resposta antiviral protetora; e é provável que tenha oferecido proteção a muitas pessoas durante o curso da pandemia.

O estudo também revelou que pacientes com covid-19 hospitalizados com a forma "ruim" do OAS1 tiveram resultados clínicos piores, em comparação com aqueles que expressaram a versão prenilada protetora do OAS1. A doença grave foi significativamente mais frequente, com admissão na UTI ou óbito cerca de 1,6 vezes mais provável nesses pacientes.

Curiosamente, os pesquisadores também descobriram que, aproximadamente 55 milhões de anos atrás, houve uma remoção desse gene protetor em morcegos-ferradura - a suposta fonte do SARS-CoV-2; portanto, o SARS-CoV-2 nunca teve que se adaptar para fugir dessa defesa.

Como o gene protetor prenilado OAS1 é difundido nos animais, os bilhões de pessoas que não possuem esse gene protetor podem tornar os humanos particularmente vulneráveis ao derramamento de coronavírus vindos de animais.

"O que nosso estudo nos mostra é que o coronavírus que causou o surto de SARS em 2003 aprendeu a evitar o OAS1 prenilado. Se as variantes do SARS-CoV-2 aprenderem o mesmo truque, elas podem se tornar substancialmente mais patogênicas e transmissíveis em populações não vacinadas. Isso reforça a necessidade de monitorar continuamente a emergência de novas variantes do SARS-CoV-2," disse o professor Sam Wilson, membro da equipe.

Checagem com artigo científico:

Artigo: A prenylated dsRNA sensor protects against severe COVID-19
Autores: Arthur Wickenhagen, Elena Sugrue, Spyros Lytras, Srikeerthana Kuchi, Marko Noerenberg, Matthew L. Turnbull, Colin Loney, Vanessa Herder, Jay AllanInnes Jarmson, Natalia Cameron-Ruiz, Margus Varjak, Rute M. Pinto, Jeffrey Y. Lee, Louisa Iselin, Natasha Palmalux, Douglas G. Stewart, Simon Swingler, Edward J. D. Greenwood, Thomas W. M. Crozier, Quan Gu, Emma L. Davies, Sara Clohisey, Bo Wang, Fabio Trindade Maranhão Costa, Monique Freire Santana, Luiz Carlos de Lima Ferreira, Lee Murphy, Angie Fawkes, Alison Meynert, Graeme Grimes, Joao Luiz Da Silva Filho, Matthias Marti, Joseph Hughes, Richard J. Stanton, Eddie C. Y. Wang, Antonia HoIlan Davis, Ruth F. Jarrett, Alfredo Castello, David L. Robertson, Malcolm G. Semple, Peter J. M. Openshaw, Massimo Palmarini, Paul J. Lehner, J. Kenneth Baillie, Suzannah J. Rihn, Sam J. Wilson
Publicação: Science
DOI: 10.1126/science.abj3624
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sistema Imunológico

Vírus

Genética

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.