30/06/2020

Covid-19 agride todo o sistema nervoso

Redação do Diário da Saúde

Possíveis sintomas

Uma revisão de todos os sintomas neurológicos de pacientes com covid-19 publicados literatura científica revelou que - embora não para todos os pacientes - a doença representa uma ameaça para todo o sistema nervoso.

Cerca de metade dos pacientes hospitalizados por covid-19 apresentam manifestações neurológicas, que incluem, de modo não cumulativo, dor de cabeça, tontura, diminuição do estado de alerta, dificuldade de concentração, distúrbios do olfato e do paladar, convulsões, derrames, fraqueza e dor muscular.

"É importante que o público em geral e os médicos estejam cientes disso, porque uma infecção por SARS-COV-2 pode apresentar sintomas neurológicos inicialmente, antes que ocorram febre, tosse ou problemas respiratórios," disse o Dr. Igor Koralnik, da Universidade Northwestern (EUA).

A revisão descreve as diferentes condições neurológicas que podem ocorrer em pacientes com covid-19 e como diagnosticá-las, bem como possíveis mecanismos patogênicos.

"Esse entendimento é fundamental para direcionar o manejo clínico e o tratamento clínico apropriados," afirmou Koralnik.

Efeitos neurológicos da covid-19

A literatura científica já documentou casos em que a covid-19 afeta as mais diversas partes do sistema nervoso, incluindo o cérebro, medula espinhal e nervos, bem como os músculos.

Como esta doença pode afetar múltiplos órgãos (pulmão, rim, coração), o cérebro também pode sofrer de falta de oxigenação ou distúrbios da coagulação que podem levar a derrames isquêmicos ou hemorrágicos.

Além disso, o vírus pode causar infecção direta no cérebro e nas meninges. Finalmente, a reação do sistema imunológico à infecção pode causar inflamação, que pode danificar o cérebro e os nervos.

Partindo das informações, a equipe de Koralnik iniciou uma análise retrospectiva de todos os pacientes com covid-19 internados na universidade para determinar a frequência e o tipo de complicações neurológicas, bem como a resposta ao tratamento.

Como o conhecimento a longo prazo das manifestações neurológicas da covid-19 é limitado, eles irão acompanhar alguns desses pacientes para determinar se os problemas neurológicos são temporários ou permanentes.

"Esses estudos fornecerão a base sobre como diagnosticar, gerenciar e tratar as muitas manifestações neurológicas da covid-19," disse ele.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Covid-19: a global threat to the nervous system.
Autores: Igor. J Koralnik, Kenneth L. Tyler
Publicação: Annals of Neurology
DOI: 10.1002/ana.25807
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sistema Nervoso

Vírus

Epidemias

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.