11/08/2023

Egoísta ou generoso? Você vai preferir quem for mais parecido com você

Redação do Diário da Saúde
Egoísta ou generoso? Você vai preferir quem for mais parecido com você
Outro estudo mostrou que nosso cérebro decide conflitos em favor da socialização, não do egoísmo.
[Imagem: HSE University]

Egoísmo ou generosidade

O próprio comportamento de uma pessoa é o principal motivador de como ela trata os outros.

Experimentos com voluntários mostraram que as pessoas generosas tendem a recompensar o comportamento generoso, enquanto as pessoas egoístas frequentemente punem a generosidade e recompensam o egoísmo - mesmo quando isso tem um custo pessoal para elas.

Os resultados indicam que as ações generosas ou egoístas do próprio indivíduo carregam mais peso no seu comportamento do que as atitudes e comportamentos dos outros.

Isso contraria pesquisas anteriores nessa área do comportamento humano, que haviam indicado que as normas sociais seriam o principal fator que orientaria a tomada de decisão de uma pessoa em cenários competitivos.

"A visão predominante antes deste estudo era que os indivíduos formam expectativas com base no que consideram típico: Se todos ao meu redor forem egoístas, aprenderei a aceitar o egoísmo e me comportar de acordo. Mas mostramos que seus julgamentos sobre o comportamento das outras pessoas realmente dependem de como você se comporta," disse o professor Paul Bogdan, da Universidade de Illinois (EUA).

Prefiro aqueles que são como eu

Os experimentos envolveram uma ferramenta muito usada pelos psicólogos, chamado "O Jogo do Ultimato", que captura como um indivíduo responde a ofertas de outro jogador propondo dividir uma quantia de dinheiro com ele - os experimentos envolvem dinheiro de verdade.

O jogo exige que o proponente sugira quanto cada pessoa receba de um pote de $10. O receptor deve decidir se concorda com essa divisão ou se a rejeita; se a oferta for rejeitada, nenhum dos participantes recebe dinheiro. A rejeição é interpretada como uma forma de punição, mesmo que represente uma perda para os dois jogadores.

Algumas pessoas tendem a ser generosas - ou pelo menos justas - ao oferecer às outras pessoas uma parte da recompensa de $10. Outras tentam pegar o máximo que podem do dinheiro, oferecendo divisões desiguais, que as beneficiam às custas de seus concorrentes.

Fazer os mesmos jogadores alternarem entre as condições de proponente e de recebedor permitiu que os pesquisadores explorassem a relação entre o comportamento egoísta ou generoso de um jogador e sua avaliação das ofertas dos outros jogadores.

Os resultados mostraram que, quando recebem uma oferta, as pessoas generosas tendem a aceitar apenas ofertas generosas, enquanto as pessoas egoístas ficam felizes com ofertas egoístas - mesmo quando o egoísmo do outro jogador as prejudica financeiramente.

Experimentos adicionais mostraram que os indivíduos generosos e egoístas tendem a confiar nos outros que se comportam como eles, independentemente do ganho econômico que terão.

"Os participantes ganharão mais dinheiro [quando jogarem] com uma pessoa generosa. Mas uma pessoa egoísta vai preferir jogar com alguém que se comporta como ele," disse Bogdan. "As pessoas realmente gostam de outras que são semelhantes a elas - em um grau chocante."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Social expectations are primarily rooted in reciprocity: An investigation of fairness, cooperation and trustworthiness
Autores: Paul C. Bogdan, Florin Dolcos, Matthew Moore, Illia Kuznietsov, Steven A. Culpepper, Sanda Dolcos
Publicação: Cognitive Science
Vol.: 47, Issue 8 e13326
DOI: 10.1111/cogs.13326
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Ética

Emoções

Relacionamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.