13/02/2020

Especialistas definem o que precisamos saber sobre a Covid-19

Com informações da PAHO
Especialistas definem o que precisamos saber sobre a Covid-19
O coronavírus da atual epidemia parece ser menos letal do que os anteriores, mas vírus que migram de animais para os humanos preocupam.
[Imagem: CDC]

Conhecimentos sobre a Covid-19

Algumas das principais instituições especializadas em saúde do mundo, inclusive do Brasil, se reuniram na sede da Organização Mundial da Saúde, em Genebra, para avaliar o nível atual de conhecimento sobre a nova doença Covid-19, a fim de acelerar e priorizar as pesquisas científicas necessárias para ajudar a interromper o surto atual e a se preparar para futuros surtos.

Os mais de 300 cientistas e pesquisadores de uma grande variedade de setores, juntamente com os principais órgãos de financiamentos de pesquisas, afirmam que precisamos priorizar a busca do conhecimento sobre:

  • a história natural do vírus 2019-nCoV (Sars-CoV-2), sua transmissão e diagnóstico;
  • os animais e meio ambiente onde se originou o vírus, incluindo medidas de manejo na interface homem-animal;
  • como a doença se propaga, frequência de contaminação, distribuição e evolução;
  • caracterização clínica e manejo da doença;
  • prevenção e controle de infecções, incluindo as melhores maneiras de proteger os profissionais de saúde;
  • possíveis terapias e vacinas;
  • considerações éticas para pesquisa;
  • e integração das ciências sociais na resposta ao surto.

"Essa reunião nos permitiu identificar as prioridades urgentes para a pesquisa. Como grupo de doadores, continuaremos a mobilizar, coordenar e alinhar nosso financiamento para permitir a pesquisa necessária ao enfrentamento desta crise e interromper o surto, em parceria com a OMS", disse o professor Yazdan Yazdanpanah, presidente do GloPID-R, uma aliança global de organizações internacionais de financiamento à pesquisa que investem em preparação e resposta a epidemias. Entre os membros, estão as instituições brasileiras Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Butantã e Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

As deliberações da reunião formarão a base de um roteiro de pesquisa e inovação, mapeando toda a pesquisa necessária, que será usado por pesquisadores e financiadores para acelerar a resposta da comunidade científica ao surto de Covid-19.

"Esse surto é um teste de solidariedade - política, financeira e científica. Precisamos nos unir para combater um inimigo comum que não respeita fronteiras, garantir que tenhamos os recursos necessários para encerrar esse surto e trazer nossa melhor ciência para a linha de frente, a fim de encontrarmos respostas compartilhadas para problemas comuns. A pesquisa é uma parte integral da resposta ao surto", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Epidemias

Vírus

Saúde Pública

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.