13/09/2023

Luva queima os vírus que toca - mas não queima sua mão

Redação do Diário da Saúde
Esta luva queima os vírus nas superfícies que toca - mas não queima sua mão
A luva foi feita com um material projetado para matar os vírus com calor, sem queimar a pele de quem a usa.
[Imagem: Gustavo Raskosky/Rice]

Luva que mata vírus

Um novo material de "dupla personalidade" dispara um calor mortal para os vírus em sua superfície externa, mas permanece totalmente fresco ao toque do outro lado.

E nem mesmo é uma invenção radical: Tudo o que os pesquisadores fizeram foi pegar tecidos eletricamente condutores já existentes e criar um sanduíche intercalando materiais termicamente isolantes.

Para demonstração do efeito, Marquise Bell e colegas da Universidade Rice (EUA) colocaram o material sobre uma luva, que se torna capaz de liquidar com os vírus nas superfícies que toca, sem sequer aquecer a mão do usuário.

Usando corrente elétrica, o tecido aquece rapidamente sua superfície externa a temperaturas acima de 100 ºC, enquanto permanece próximo da temperatura normal do corpo no verso, perto da pele do usuário, onde atinge um máximo de cerca de 36 ºC.

Nos testes, a luva destruiu 99,9% de coronavírus como o SARS-CoV-2, causador da covid-19, em menos de cinco segundos. E as luvas, assim como qualquer outro item vestível que use esse material, podem ser usadas centenas de vezes.

"O dispositivo precisa esquentar o suficiente para matar vírus com eficácia, mas não tão quente a ponto de causar queimaduras ou desconforto ao usuário," disse Bell. "Incluímos mecanismos de segurança para garantir que isso não aconteça."

EPIs não descartáveis

Embora precise ser usada com cuidado, para não queimar outras pessoas ou estragar superfícies sensíveis ao calor, a inovação tem potencial não apenas para esterilizar superfícies domésticas, hospitalares e de locais públicos, mas também pode mudar a forma como fabricamos e utilizamos equipamentos de proteção individual (EPIs), reduzindo a poluição e a pegada de carbono associadas aos materiais e práticas atuais, já que hoje as luvas que tocam superfícies contaminadas devem ser descartadas após um único uso.

"O melhor é que você nem precisa tirar as luvas ou outras vestimentas de proteção para limpá-las. Este material permite a descontaminação em segundos, para que você possa voltar ao trabalho que tem em mãos," acrescentou Bell.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Rapid In Situ Thermal Decontamination of Wearable Composite Textile Materials
Autores: Marquise D. Bell, Kai Ye, Te Faye Yap, Anoop Rajappan, Zhen Liu, Yizhi Jane Tao, Daniel J. Preston
Publicação: ACS Applied Materials & Interfaces
DOI: 10.1021/acsami.3c09063
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Higiene Pessoal

Equipamentos Médicos

Vírus

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.