15/03/2021

Frutas e vegetais todos os dias é ótimo - mas não é qualquer fruta ou vegetal

Redação do Diário da Saúde
Frutas e vegetais todos os dias é ótimo - mas não é qualquer fruta ou vegetal
Coma frutas e vegetais, mas coma muito.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Cinco porções de frutas e vegetais por dia

Sim, você sabe que porções diárias de frutas e vegetais são boas para sua saúde.

De fato, estudos que representam quase 2 milhões de adultos em todo o mundo mostram que comer cerca de cinco porções diárias de frutas e vegetais - 2 porções de frutas e 3 porções de vegetais - é provavelmente a quantidade ideal para uma vida mais longa.

Mas o Dr. Dong Wang, da Universidade Médica de Harvard (EUA), queria poder afirmar mais do que isso, então ele reuniu dados de mais de 100.000 adultos, que foram acompanhados por até 30 anos, e dados de cerca de 1,9 milhão de participantes de 29 países e territórios na América do Norte e do Sul, Europa, Ásia, África e Austrália.

Sua análise revelou o seguinte:

  • A ingestão de cerca de cinco porções de frutas e vegetais diariamente está associada ao menor risco de morte.
  • Comer cerca de duas porções diárias de frutas e três porções diárias de vegetais foi associado à maior longevidade.
  • Comer mais de cinco porções não foi associado a benefícios adicionais.

Em comparação com aqueles que consumiram duas porções de frutas e vegetais por dia, os participantes que consumiram cinco porções diárias de frutas e vegetais tiveram um risco 13% menor de morte por todas as causas; um risco 12% menor de morte por doenças cardiovasculares, incluindo doenças cardíacas e derrame; um risco 10% menor de morte por câncer; e um risco 35% menor de morte por doença respiratória, como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Não é qualquer fruta ou vegetal

Uma informação importante é que nem todos os alimentos que podem ser considerados frutas e vegetais oferecem os mesmos benefícios.

Por exemplo: Vegetais ricos em amido, como ervilhas e milho, sucos de frutas e batatas, não foram associados à redução do risco de morte por todas as causas ou de doenças crônicas específicas.

Por outro lado, vegetais de folhas verdes, incluindo espinafre, alface e couve, e frutas e vegetais ricos em beta-caroteno e vitamina C, como frutas cítricas, frutas vermelhas e cenouras, apresentaram aqueles benefícios listados acima.

O Dr. Wang afirma que este estudo identifica um nível ideal de ingestão de frutas e vegetais e endossa a mensagem de saúde pública sucinta e baseada em evidências de "5 por dia", o que significa que as pessoas deveriam consumir idealmente cinco porções de frutas e vegetais por dia.

"Esta quantidade provavelmente oferece o maior benefício em termos de prevenção das principais doenças crônicas e é uma ingestão relativamente alcançável para o público em geral," disse o pesquisador. "Também descobrimos que nem todas as frutas e vegetais oferecem o mesmo grau de benefício, embora as recomendações dietéticas atuais geralmente tratem todos os tipos de frutas e vegetais, incluindo vegetais ricos em amido, sucos de frutas e batatas, da mesma forma."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Fruit and Vegetable Intake and Mortality: Results From 2 Prospective Cohort Studies of US Men and Women and a Meta-Analysis of 26 Cohort Studies
Autores: Dong D. Wang, Yanping Li, Shilpa N. Bhupathiraju, Bernard A. Rosner, Qi Sun, Edward L. Giovannucci, Eric B. Rimm, JoAnn E. Manson, Walter C. Willett, Meir J. Stampfer, Frank B. Hu
Publicação: Circulation
DOI: 10.1161/CIRCULATIONAHA.120.048996
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