Uso do celular por grávidas
Pesquisadores dos Estados Unidos e da Dinamarca acabam de publicar um estudo que demonstra que mulheres grávidas que usam muito o telefone celular apresentam mais chances de ter filhos com problemas de comportamento.
O estudo constatou que os filhos de mulheres que fizeram uso do celular no mínimo duas vezes por dia durante a gravidez mostram maior propensão a apresentar problemas de comportamento. Entre esses problemas foram citados a hiperatividade e dificuldades para lidar com as emoções e com o relacionamento interpessoal na idade escolar.
Problemas comportamentais
A pesquisa contou com a participação de 13.159 mães, todas recrutadas ainda durante o período de gravidez. A coleta de informações sobre o comportamento de seus filhos ocorreu em 2005 e 2006, quando as crianças completaram sete anos de idade.
Os resultados mostram que as mães que fizeram uso do celular ao menos duas vezes por dia tinham 54% mais chances de ter filhos com problemas comportamentais. Os dados também indicam agravamento nesses problemas comportamentais com o aumento da intensidade do uso do celular pela mãe.
Uso do celular por crianças
Os pesquisadores também verificaram o uso do celular pelas crianças e o resultado foi ainda mais preocupante: 80% das crianças que utilizaram o telefone celular rotineiramente antes dos sete anos apresentaram problemas comportamentais.
Os resultados foram tão contundentes que os próprios pesquisadores alertam que este é o primeiro estudo desse tipo, e que maiores pesquisas deverão ser feitas para que os resultados possam ser interpretados de maneira mais segura.
Interpretação alternativa
Uma hipótese alternativa de interpretação da pesquisa, levantada pelos próprios pesquisadores, é que, em vez de se deverem à radiação emitida pelos telefones celulares, os problemas comportamentais podem ser fruto de um déficit de atenção pelos pais que, ao usar freqüentemente o celular, demonstram estar "desligados" das crianças.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Gravidez | Cuidados com a Família | Educação | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2025 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.