22/05/2017

Jovens líderes não sabem que tipo de liderança exercer

Redação do Diário da Saúde
Jovens líderes não sabem que tipo de liderança exercer
"Os jovens estão em uma fase em que estão começando a perceber que há muitas maneiras diferentes de liderar."
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Como deve ser um bom líder

O que caracteriza um bom líder? É alguém que ouve e coloca as necessidades do grupo à frente das suas próprias? Alguém que adapta seu estilo de liderança a novas situações? Ou os melhores líderes são aqueles que comandam com determinação inabalável e um estilo consistente?

Não tem certeza? Pois saiba que a capacidade de indicar a melhor resposta é bem pior do que uma mera incerteza para os jovens universitários que estão se preparando para posições de liderança.

"O que nós descobrimos ao entrevistar os estudantes de graduação é que eles consistentemente, e inconscientemente, se contradizem quanto às qualidades de um bom líder," relata o professor David Rosch, da Universidade de Illinois (EUA), que fez o estudo juntamente com seu colega Daniel Collier.

Contradições sobre estilo de liderança

Os pesquisadores entrevistaram um grupo diversificado de estudantes de graduação que haviam acabado de receber treinamentos de liderança e que já tinham alguma experiência de liderança pessoal.

"Nós fizemos a eles uma série de questões sobre o que eles pensavam sobre liderança," explica Rosch. "Por exemplo, 'O que você acha que é liderança? O que você acha que bons líderes fazem? O que você acha que os líderes maus fazem que é diferente do que os bons líderes fazem?' - perguntas teóricas. Em seguida, fizemos perguntas práticas sobre seus próprios comportamentos, como eles exercem a liderança."

A surpresa é que houve contradições na entrevista de praticamente todos os estudantes.

Quando perguntados sobre as qualidades de um líder ideal, a maioria dos estudantes escreveu em suas respostas sobre líderes como servidores do grupo, sacrificando suas próprias prioridades para o bem maior. Mas, poucos minutos depois, na parte prática, eles defendiam que esses tipos de líderes eram fracos ou ineficazes. Eles também responderam negativamente sobre líderes no estilo comandante militar, mas logo depois fizeram comentários positivos sobre eles.

Como ensinar liderança

"Os jovens estão em uma fase em que estão começando a perceber que há muitas maneiras diferentes de liderar. Há vezes para ouvir e há momentos para dizer 'Gente, eu acho que precisamos fazer isso'. O que descobrimos é que os alunos não entendem quando fazer o quê. Eles acreditavam claramente na sua primeira definição de boa liderança, e eles acreditavam claramente no oposto ao mesmo tempo," observa Rosch.

As contradições frequentemente vêm do que Rosch chama de "lições de liderança de Hollywood", aquelas histórias dramáticas nas quais um líder dinâmico e poderoso toma uma decisão forte e salva o grupo.

Ele afirma que um treinamento para uma liderança no mundo real deve incluir exercícios de autorreflexão para os momentos de conflito interno, bem como uma ênfase no reconhecimento de cenários. "Os líderes precisam saber como ler situações, para que possam adaptar seu estilo e suas decisões de acordo com cada uma," observa.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Trabalho e Emprego

Ética

Relacionamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.