07/02/2022

Matemáticos criam modelo de tomada de decisão em equipe

Redação do Diário da Saúde
Matemáticos criam modelo de tomada de decisão em equipe
A questão é: Como uma equipe chega a uma decisão em que todos são ouvidos?
[Imagem: RUDN]

Decisões matemáticas

Já há algum tempo, sociólogos, psicólogos e matemáticos vêm desenvolvendo modelos matemáticos que descrevem bem o processo de tomada de decisão coletiva, observada em equipes.

A abordagem matemática ajuda a entender como esse processo funciona, além de automatizar a tomada de decisões, por exemplo, em uma reunião de especialistas que devem encontrar a melhor solução entre um conjunto de alternativas plausíveis.

O modelo matemático, incorporado em um programa de computador, permite a inserção das preferências individuais, com cada argumento sendo sustentado por meio de um conjunto de critérios, igualmente com valores numéricos atribuídos a cada um.

Todas as preferências são então "traduzidas" em linguagem matemática, formando uma única matriz, que é usada para calcular o consenso.

Todas as pesquisas nessa área visam como calcular opiniões, como encontrar consenso e assim por diante.

Matemáticos criam modelo de tomada de decisão em equipe
Estrutura da tomada de decisão auxiliada pela matemática.
[Imagem: J.A. Morente-Molinera et al. - 10.1016/j.ins.2021.05.086]

Pesos dos argumentos

No entanto, os cientistas queriam ir além, compreendendo a questão de por que os especialistas apresentam uma ou outra preferência - ou decisão pessoal - e quais argumentos eles selecionam.

Matemáticos da Espanha, China e Arábia Saudita propuseram agora um modelo onde a argumentação é estudada separadamente.

Entre os muitos argumentos, apenas alguns serão importantes o suficiente para influenciar a decisão geral. Então, para entender o comportamento de cada um e da equipe como um todo, é necessário distinguir esses argumentos dos demais.

Para isso, o novo modelo deixa que os especialistas deem suas opiniões e listem seus argumentos, mas também pede que eles deem pesos a cada argumento, o que permite detectar quais são decisivos para formar sua opinião.

Matemáticos criam modelo de tomada de decisão em equipe
No final, cada detalhe é pesado pelo modelo, não apenas oferecendo uma solução, mas explicando como se chegou a ela.
[Imagem: J.A. Morente-Molinera et al. - 10.1016/j.ins.2021.05.086]

Decisão melhor fundamentada

O consenso é determinado com base na análise dos argumentos, identificando os argumentos-chave de cada rodada de debates, os grupos de especialistas com argumentos semelhantes e também o especialista mais influente de cada rodada.

Por exemplo, em uma situação na qual quatro funcionários de uma faculdade decidiam a melhor forma de gastar o dinheiro, o conjunto de alternativas consistiu em quatro opções: Comprar novos computadores, organizar um programa de intercâmbio, introduzir um novo curso de treinamento ou atualizar equipamentos esportivos. Os critérios de seleção foram durabilidade, impacto e eficiência.

Na saída, o modelo forneceu não apenas a decisão final, mas também ajudou a avaliar quais argumentos a influenciaram e qual opinião teve mais peso.

"Essas novas medidas de argumentação, juntamente com medidas do consenso, nos ajudam a ter uma ideia clara sobre como e por que uma resolução específica foi alcançada. Elas nos ajudam a determinar qual é o especialista mais influente, ou seja, o especialista cujas contribuições para o debate inspiraram o resto. Além disso, o método proposto nos permite determinar quais são os argumentos que a maioria dos especialistas seguiu," disse o professor Enrique Herrera-Viedma, da Universidade RUDN (Rússia).

Checagem com artigo científico:

Artigo: Using argumentation in expert’s debate to analyze multi-criteria group decision making method results
Autores: J. A. Morente-Molinera, G. Kou, K. Samuylov, F. J. Cabrerizo, E. Herrera-Viedma
Publicação: Information Sciences
Vol.: 573, Pages 433-452
DOI: 10.1016/j.ins.2021.05.086
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Trabalho e Emprego

Educação

Relacionamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2022 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.