22/10/2021

Moral da história de fato altera moralidade das crianças

Redação do Diário da Saúde
Moral da história de fato altera moralidade das crianças
Curiosamente, já se comprovou que a contação de história tem excelentes efeitos para os idosos, bem como para reduzir o estresse de crianças hospitalizadas.
[Imagem: S. Hermann - F. Richter /Pixabay]

Contar histórias

Uma importante lição na educação moral das crianças pode estar tão ao alcance dos pais quanto um livro em suas mãos - um livro que seja lido para as crianças.

Acontece que contar histórias pode desempenhar um papel importante para dar o valor adequado a uma série de valores morais para o público jovem.

"Histórias podem influenciar de forma diferente os vários valores morais e fazer com que as crianças deem mais ou menos importância a esses valores, dependendo do que é enfatizado de forma única naquele conteúdo," explica a professora Lindsay Hahn, da Universidade de Buffalo (EUA).

Esta conclusão veio depois que Hahn e seus colegas avaliaram nuances críticas de histórias infanto-juvenis e avaliaram como cada conteúdo afetava as crianças.

Moral da história

Embora muitos estudos anteriores tenham-se concentrado em conceituações amplas, como efeitos pró-sociais ou anti-sociais que podem estar associados a uma história específica, o estudo de Hahn analisa como a exposição a um conteúdo com valores morais específicos (por exemplo, cuidar do outro, justiça, lealdade e autoridade) pode influenciar o peso que as crianças atribuem posteriormente a esses valores.

O principal resultado do estudo é que as crianças que leem sobre características morais específicas absorvem essas características como um "bloco de construção" para sua própria moralidade.

Isso mostra que contar histórias funciona como uma abordagem indireta para socializar a moralidade das crianças, complementando o ensino direto dos princípios morais que as crianças podem receber por meio da instrução formal ou dos pais.

O importante é selecionar a história de acordo com o valor moral específico que se pretende passar à criança.

"Quando os pais estão considerando que mídia eles podem querer selecionar para seus filhos, eles podem levar em conta que valor moral particular está sendo enfatizado pelo personagem principal, e como o personagem principal é tratado por causa dessas ações," recomenda ela.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Narrative Media’s Emphasis on Distinct Moral Intuitions Alters Early Adolescents’ Judgments
Autores: Lindsay Hahn, Ron Tamborini, Sujay Prabhu, Clare Grall, Eric Novotny, Brian Klebig
Publicação: Journal of Media Psychology Theories Methods and Applications
DOI: 10.1027/1864-1105/a000307
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Relacionamentos entre Pais e Filhos

Ética

Educação

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2021 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.