23/02/2023

Novo tipo de antibiótico pode ser reprojetado para evitar resistência de superbactérias

Redação do Diário da Saúde
Novo tipo de antibiótico pode ser reprojetado para evitar resistência de superbactérias
A priscilicidina foi descoberta pela pesquisadora Priscila Cardoso.
[Imagem: RMIT University]

Priscilicidina

Um novo tipo de antibiótico, ainda em escala experimental, pode ser rapidamente reprojetado para evitar a resistência desenvolvida pelas perigosas superbactérias.

Priscila Cardoso e Céline Valéry, da Universidade RMIT, na Austrália, afirmam que a substância é tão simples que pôde ser fabricada no próprio laboratório da universidade.

Batizado de priscilicidina, o fármaco é um tipo de peptídeo antimicrobiano. Esses peptídeos são produzidos por todos os organismos vivos como a primeira defesa contra bactérias e vírus.

Além disso, como a priscilicidina foi baseada em um peptídeo antibiótico natural, ela é menos propensa a causar resistência antimicrobiana, em comparação com os antibióticos convencionais existentes.

Mas, se isso acontecer, os blocos básicos de aminoácidos do antibiótico são pequenos o suficiente para que ele possa ser rapidamente adaptado para lidar com diferentes tipos de resistência antimicrobiana.

Depois de revisar a literatura sobre engenharia molecular de peptídeos antimicrobianos, a equipe projetou e testou 20 peptídeos curtos antes de decidir pela priscilicidina como o melhor candidato. Ela foi derivada da indolicidina, um antibiótico natural encontrado no sistema imunológico das vacas.

"A indústria farmacêutica geralmente testa milhares de compostos antes de obter um candidato principal. No nosso caso, apenas 20 projetos foram necessários para criar toda uma nova família de antibióticos," disse Valéry.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Rational design of potent ultrashort antimicrobial peptides with programmable assembly into nanostructured hydrogels
Autores: Priscila Cardoso, Samuel Appiah Danso, Andrew Hung, Chaitali Dekiwadia, Nimish Pradhan, Jamie Strachan, Brody McDonald, Kate Firipis, Jacinta F. White, Arturo Aburto-Medina, Charlotte E. Conn, Céline Valéry
Publicação: Frontiers in Chemistry
DOI: 10.3389/fchem.2022.1009468
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Desenvolvimento de Medicamentos

Bactérias

Biologia

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.